Intestino regulado: Você muito mais bonita e saudável!

Publicou: Unknown às 01:00
Intestino regulado é garantia de saúde e beleza, sendo que, seu bom funcionamento beneficia o organismo como um todo.
Veja como manter o equilibrio desse órgão e ganhe bem-estar e qualidade de vida.

1 Aposte nas fibras
Você já deve ter ouvido falar que comer frutas e cereais é uma boa para combater a prisão de ventre. Isso porque esses alimentos estão cheios de fibras, que regulam o trânsito do intestino e aumentam o volume fecal. “Elas ajudam a varrer substâncias tóxicas da mucosa do cólon”, afirma a nutricionista Daniela Jobst, de São Paulo. Daí porque são importantes na prevenção de um câncer naquela região. Procure ingeri-las diariamente.

2 Maneire na carne vermelha
Ninguém está falando em virar vegetariano. mas o excesso de carne vermelha pode dar um nó no dna das células do cólon, aumentando o risco de câncer. isso vale principalmente para embutidos, que carregam conservantes nocivos, como os nitritos e os nitratos.

3 Pratique atividade física
Já reparou que ela é boa para tudo? No caso, mexer o corpo pelo menos três vezes por semana aumenta o dinamismo da musculatura do intestino e estimula a ativação peristáltica, aqueles movimentos involuntários que dão um empurrão aos detritos até a saída.

4 Beba água
Sem a ingestão de líquidos, o corpo não consegue usufruir dos poderes das fibras. Em contato com a água, elas incham e contribuem para a formação do bolo fecal. A recomendação diária? De 35 a 45 mililitros por quilo ao dia. Assim, uma pessoa de 70 quilos, por exemplo, deve beber cerca de 2,8 litros.

5 Treine o intestino
Para funcionar como um relógio, ele precisa de prática. Não espere uma performance impecável se você sempre arruma desculpas para adiar a visita ao banheiro. Os médicos sugerem que se vá ao banheiro, mesmo que o corpo não queira eliminar os resíduos naquela hora — nada de fazer força, apenas fique ali por uns 15 minutos. Repita isso por alguns dias, no mesmo horário, até que seu organismo aprenda a fazer sozinho.

6 Capriche na vitamina E
Na Universidade Estadual de Maringá, no interior do Paraná, pesquisadores do sistema nervoso entérico descobriram que os neurônios do intestino são preservados pelo consumo de antioxidantes. A vitamina E estava entre os testados e aprovados. Suas fontes, como castanhas e nozes, merecem espaço no cardápio.

7 Bactérias probióticas
Esses bichos do bem promovem o equilíbrio da flora intestinal. “Iogurtes e outros produtos lácteos enriquecidos com os micro-organismos já são usados na prevenção e tratamento de doenças como dermatite atópica e alergia alimentar”, conta Renata Cocco, pediatra da Universidade Federal de São Paulo.

Chicória e iogurte o "par perfeito" para o intestino

À primeira vista um não parece ter nada a ver com o outro. Mas, na intimidade, a chicória esconde boas doses de oligossacarídeos, substâncias que têm ação prebiótica. Traduzindo: alimentam os microorganismos benfeitores que moram no nosso intestino e promovem a sua proliferação, enquanto o iogurte pode contribuir com porções dessas bactérias que recebem a alcunha de probióticas.

Assim o casal coopera para que o microscópico exército de defesa dê frutos e se multiplique — o que, além de manter as funções intestinais, dá uma força ao sistema imunológico, afastando doenças oportunistas, como a gripe, e até mesmo tumores de cólon. Aqui o desafio é maior: como juntar esses dois numa refeição? Pode ser numa salada com molho de iogurte.

Cardápio antibarriga estufada

A situação apertou? Preparamos para você um cardápio de emergência (com apenas 1500 calorias), que funciona como um laxante — mas é muito mais saudável!

Café da manhã (330 cal)
• 1/2 papaia
• mingau de aveia: 5 col. (sopa) rasas de aveia em flocos médios, 1 copo de leite desnatado, 1 col. (sobremesa) de mel, 1 col. (sobremesa) de uvas passas

Lanche da manhã (80 cal)
• 1 copo de coalhada ou
• 1 iogurte desnatado

Almoço (500 cal)
• 1 fatia de abacaxi para iniciar a refeição
• 1 prato grande de salada de alface, agrião, tomate e brócolis, com pouco sal, limão e azeite de oliva, salpicada com 1 col. (chá) de gergelim torrado
• 3 col. (sopa) cheias de couve no vapor
• 1 pedaço pequeno de frango grelhado ou assado
• 2 col. (sopa) de arroz integral
• 2 col. (sopa) de feijão

Lanche da tarde (250 cal)
• 1 laranja picada com o bagaço e misturada a 1/2 xíc. (chá) de nozes, castanhas, uva passas
e ameixas secas picadas

Jantar (290 cal)
• 1 copo de iogurte natural com 4 col. (sopa) de granola e 1/2 col. (sopa) de farelo de trigo
• 1 fatia de mamão

Antes de dormir (50 cal)
• 1 tangerina

Fonte: Revistas Saúde, Boa Forma

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito importante.

 

Saudável e Bela Copyright © 2012 Design by Cecilia Parente inspirado em Vinte e poucos