Emagreça com chocolate!

Publicou: Marcia Parente às 01:00
Desde que o homem aprendeu a contar calorias, o chocolate tem fama de fazer a gente ganhar quilinhos extras. Não é por menos: tem cerca de 500 calorias em 100 gramas, pesando no cardápio de qualquer uma de nós é bastante! Logo, quem iria imaginar que a guloseima mais amada pelas mulheres tem algum efeito emagrecedor? Isso mesmo: os cientistas descobriram que, dependendo da concentração de cacau, ele pode ajudar o ponteiro da balança a descer.

Surpresa? Nós também ficamos! Mas é fato: o tipo amargo – chocolate com maior concentração de cacau – aumenta a sensação de saciedade. A comprovação, publicada na conceituada revista científica International Journal of Obesity, veio de uma pesquisa coordenada pelo médico dinamarquês Arne Vernon Astrup, chefe do Departamento de Nutrição Humana da Universidade Real de Copenhague, na Dinamarca. Dois grupos participaram do estudo e o que comeu chocolate amargo pela manhã, ainda em jejum, ficou mais saciado. Resultado: consumiu 15% menos calorias ao longo do dia em comparação ao grupo que optou pelo chocolate ao leite.
Antes de achar que 15% não é grande coisa, vamos fazer algumas contas. Uma mulher de altura e peso medianos (1,65 metro e 58 quilos) consome cerca de 2 mil calorias diárias para manter a saúde funcionando a pleno vapor e as curvas no lugar. Assim, se reduzir o consumo em 15%, economizará 300 calorias por dia. Isso significa um almoço leve (saladinha verde, uma porção pequena de macarrão com molho de tomate e um bife rolê pequeno). E, se você fizer uma caminhada em ritmo de passeio, gastará 360 calorias em uma hora. Quer dizer: essa economia não é nada desprezível.

Tipos de chocolate

Amargo
De 56% a 85% de cacau + pouca manteiga de cacau + pouco açúcar
Calorias: 500
Antioxidantes: de 250 mg a 450 mg

Meio amargo
De 40% a 55% de cacau + pouca manteiga de cacau + pouco açúcar
Calorias: 500
Antioxidantes: cerca de 170 mg

Ao leite
De 20% a 39% de cacau + manteiga de cacau + açúcar + leite (e/ou leite em pó e condensado)
Calorias: 530
Antioxidantes: cerca de 70 mg

Branco
Nada de cacau + manteiga de cacau + leite + açúcar + lecitina
Calorias: 546
Antioxidantes: zero

10 truques para o chocolate ajudar na dieta

1 - Escolha as opções de chocolate amargo que têm um toque de laranja ou menta. Pelo menos até se acostumar com o sabor.

2 - Café acompanhado de chocolate cai bem. O calor confere mais conforto ao estômago e a sensação de saciedade se prolonga.

3 - Evite estocar o chocolate em casa ou na gaveta do escritório. Compre à medida que for consumindo.

4 - Prefira ingeri-lo no lanche da manhã. Assim, ao longo do dia, tende a ficar mais fácil controlar a gula.

5 - Outra opção é como sobremesa do almoço. Já saciada, você fica feliz com um pedacinho menor.

6 - Vai deixar o chocolate para o lanche da tarde? Combine-o com um outro alimento fonte de gordura boa (amêndoa) ou de fibras (fruta). A parceria é importante para reduzir o índice glicêmico.

7 - Cacau em pó, sem açúcar e orgânico, também é uma boa opção. Polvilhe-o sobre uma banana assada. A fruta aquecida libera mais triptofano e o chocolate potencializa ainda mais sua ação.

8 - O espetinho de fruta (morango, banana, maçã, uva) coberto com chocolate amargo é uma boa alternativa. Além de ser uma delícia, fruta tem fibra e ajuda a saciar mais.

9 - Damasco também combina com cacau. Pode derreter até 30 gramas no
micro-ondas e coloque por cima de cinco damascos.

10 -Compute as calorias da guloseima no total consumido. E lembre-se: a porção diária não deve ultrapassar 30 gramas (uma barra pequena). Comer uma barra grande por dia engorda!
Fonte: Revista Boa Forma

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