Nutrição: Sutis diferenças, grandes benefícios

Publicou: Marcia Parente às 01:00
Compare esses alimentos e veja as diferenças.

Carne escura de frango x branca
A musculatura do peito do frango (carne branca) é acionada para bater as asas, um movimento rápido e de duração curta que não pede grande estoque de energia, produzida a partir da gordura. É por isso que essa
carne branca apresenta menos da metade da gordura presente nas partes escuras (coxas e sobrecoxas). Portanto, grelhada ou assada, opte pela branquinha. Mais: a maior parte da gordura das aves encontrase debaixo da pele. Sua remoção diminui signi( cativamente a quantidade desse nutriente.
Pão de grãos x de trigo integral
Pão integral é mais saudável que o branco. Existem muitos tipos no mercado - como de aveia, de grãos, de trigo -, e a quantidade de fibras e de nutrientes varia entre eles. Assim, o ideal na hora da compra é verificar qual possui maior quantidade de fibras e menor quantidade de gorduras trans e hidrogenada, tipos que devem ser consumidos o menos possível, pois causam aumento do colesterol ruim (LDL) e diminuição do bom (HDL).
Ovo branco x marrom
Por dentro eles são iguais. Mas ovo de casca branca vem de galinha com penas brancas. Os marrons são produzidos por galinhas com penugem vermelha. Não há diferença no gosto ou nos nutrientes. Um ovo (50 gramas) fornece cerca de 77,5 calorias; 6 gramas de proteína; 5,5 gramas de gordura e 268,5 mg de colesterol. Os marrons só custam mais caro porque as aves vermelhas são maiores, comem mais e, portanto, têm um custo alto ao criador.
Uva passa escura x clara
Não, as escuras não vêm de uvas vermelhas. Ambos os tipos se originam da uva thompson (verdes, pequenas e sem semente). Mas a escura é seca ao sol e, por isso, fica bronzeada. Já as claras são secas
em lugares fechados e aquecidos, tratadas com dióxido sulfúrico para manter a cor. Porém, elas são mais úmidas, cheinhas e caras também. Para produzir 1 quilo de passas são necessários mais de 4 quilos de uvas frescas. Uma xícara de passas tem 300 calorias.
Aveia em flocos x farelo x farinha de aveia
Encontramos por aqui a aveia em flocos, o farelo e a farinha de aveia.
Indiferentemente da forma apresentada, a aveia tem cerca de 4 gramas
de fibra por uma porção de 40 gramas e é muito bem-vinda ao cardápio
diário. Por ser rica em fibras solúveis, auxilia a função intestinal, ajuda
a baixar os níveis de colesterol e a controlar o diabetes.
Pepino comum x em conserva x japonês
O pepino pertence à família das cucurbitáceas, a mesma da abóbora, da moranga e da melancia. Como contém 95% de água, seu valor calórico é baixo: 15 calorias no comum e no japonês e 20 calorias no mantido em conserva (100 gramas). O pepino in natura e o pepino em conserva têm quase a mesma quantidade de calorias. Mas o em conserva possui muito sódio por causa do sal que vai nele, o que pode não ser boa opção para pessoas com pressão alta e com retenção de líquido.
Posta de salmão x filé
A posta inclui os dois lados do peixe, inclusive o osso. O que garante um pouco mais de sabor e de gordura. O filé não tem osso e às vezes é servido sem pele. Embaixo dela há maior concentração de gordura, conhecida como ômega 3. Ela é benéfica por ter um efeito cardioprotetor. Mas como a gordura está presente no salmão todo - na pele e na carne -, mesmo quando ela é retirada, esse peixe continua sendo uma opção saudável para quem quer se prevenir de doenças cardiovasculares.
Corn flakes x cereal de fibras x musli tradicional
Em termos de vitaminas, não há muita diferença entre eles. Os integrais
(musli e fibras) possuem vitaminas do complexo B, e o corn flakes tem essas vitaminas adicionadas na fabricação. Já as calorias variam. Uma porção de 30 gramas tem: 75 cal (fibras), 112 cal (musli) e 110 cal (corn flakes). E o campeão em fibras, com cerca de 10 gramas, é mesmo o de fibras.

Fonte: Revista Men's Health

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito importante.

 

Saudável e Bela Copyright © 2012 Design by Cecilia Parente inspirado em Vinte e poucos