Alimentação do futuro: Um presente para sua saúde!

Publicou: Marcia Parente às 01:00
Conheça os alimentos do futuro e garanta sua saúde pra ontem!

Couve: Não torça o nariz. A couve-manteiga é rica em vitaminas A e C, potássio, cálcio, ferro e ácido fólico. “Também contém betacaroteno e luteínas, que, segundo um estudo publicado no periódico Future Medicine — Aging Health, combate a degeneração macular (perda de visão central decorrente da idade) e diversos tipos de câncer, incluindo nos pulmões e na boca,” diz Dave Grotto, autor de 101 Alimentos Que Podem Salvar Sua Vida (Ed. Larousse, 448 págs.).


Para preservar a vitamina C, corte a folha só na hora de servir.

Goji Berry: Essa frutinha agridoce vem da China e ainda é difícil de encontrar no Brasil. Está repleta de fitoquímicos como betacaroteno e zeaxantina. Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostra que seu consumo diminui o risco de cânceres como os de pulmão e bexiga. “E é a única fruta capaz de reduzir o mau colesterol e aumentar o bom”, afirma Grotto. De acordo com Jocelem Salgado, professora da USP e presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais, o goji também protege você do envelhecimento, aumenta a energia e a força e turbina a produção de células do sangue. Alguns sites oferecem goji, como o www.tabutinssementes. com.br.

Dica
Use gojis secas no lugar de uva-passa seca

Chá de Arbusto Vermelho: Feito com as folhas secas, é o novo chá verde, repleto de fitoquímicos que facilitam a digestão e antioxidantes. Um estudo conduzido pelo Instituto de Ciência da Idade da Aichi, universidade médica no Japão, descobriu que o chá previne alergias e câncer. “A folha é mais rica em flavonoides do que o chá normal. Além disso, não contém cafeína e é pobre em taninos”, explica Jocelem Salgado. Pode ser adquirido no www.amigosdocha.com.br.

Dica
Procure por especiarias de arbusto vermelho, como a baunilha de Madagascar.

Nori : É a alga que envolve o sushi, rica em fibra, cálcio, ferro e zinco. “Contém lignina, que, de acordo com um estudo publicado no Journal of Applied Phycology, previne o crescimento de tumores”, afirma Susan. Alberto Peribanez Gonzalez, médico especialista em nutracêutica e autor do livro Lugar de Médico É na Cozinha (Ed. Alaúde, 298 págs., R$ 49,90), explica que as algas contêm 100 vezes mais cálcio por peso do que o leite, prevenindo a osteoporose. “Podem conter mais de 100 sais diferentes, como iodo e selênio”, explica. Procure na seção de produtos importados do supermercado.

Dica
Triture e use o pó como sal.

Amaranto: Os astecas já usavam esse grão com sabor de nozes para aumentar a resistência e a força. “É uma excelente fonte de fibras e minerais dietéticos, como ferro, magnésio, fósforo e cobre, e mais especialmente manganês,” explica Gonzalez. Um estudo publicado na Annal of Nutrition and Metabolism concluiu que o grão reduz o mau colesterol. “O amaranto é um dos poucos grãos que têm todas as proteínas, ou seja, os oito aminoácidos essenciais. É rico em antioxidante esqualeno, que inibe câncer de próstata”, diz Grotto. À venda em lojas de produtos naturais.

Dica
Cozinhe como arroz.

Fonte: Revista: Women's Health


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