A escolha é sua!

Publicou: Marcia Parente às 01:00
Conheça os fatores que minam a dieta e os que auxiliam a perda de peso

OS 5 HÁBITOS QUE ENGORDAM

1-ENCURTAMENTO DOS HORÁRIOS ENTRE AS REFEIÇÕES

O alimento ingerido durante o tempo de digestão de outro, retarda o processo digestivo. Aos poucos, o estômago também distende (aumenta o tamanho da barriga), devido à grande quantidade de alimentos consumidos. Após algum tempo, inclusive, a sensação de saciedade só será obtida com um maior volume de comida, ou seja, ganho de peso.

2-DOCES COM SALGADOS, FRUTAS COM COMIDA, SUCOS NA REFEIÇÃO

Cada tipo de alimento precisa de substâncias específicas para sua digestão. Em certos casos (como nos exemplos acima), a enzima necessária no processo digestivo pode ser inibida pela presença de outro nutriente. Misturar determinados alimentos, além de provocar a fermentação do que é ingerido, pode até triplicar o valor calórico de cada refeição.

3-BEBIDAS FERMENTADAS COM COMIDA

A cerveja e o vinho são bebidas fermentadas e calóricas (devido ao álcool). Portanto não é interessante consumi-las junto às refeições - sobretudo para quem está de dieta.

4-ALIMENTAÇÃO NOTURNA

Quanto mais tarde você for para a cama, mais leve deve ser a refeição. O ideal é consumir alimentos mais complexos (carboidratos) na primeira metade do dia - nesse período o metabolismo é mais acelerado. Passar o dia sem se alimentar e jantar à noite, faz você emagrecer durante o dia e engordar no período noturno. Deve-se, portanto, comer para gastar e não para dormir. A alimentação noturna desencadeia uma "guerra" entre a digestão e o repouso, provocando insônia ou sono muito leve. Além disso - só para se ter uma idéia - aproximadamente duas horas após adormecer, é liberado no sangue o hormônio do crescimento (GH), o qual, na fase adulta é responsável pelo rejuvenescimento. Quando há a ingestão de carboidratos nesse período, a taxa de glicose no sangue aumenta, inibindo esse hormônio e favorecendo a entrada de gordura na célula. Ou seja, você engorda e ainda envelhece.

5- NÃO COMER PARA EMAGRECER MAIS RÁPIDO

Evite "pular" as refeições para emagrecer mais rápido. Esse hábito faz o organismo "perceber" a falta de alimentos como carência e, para compensar, desacelera o metabolismo (gasto calórico). Com isso, ocorre o efeito platô (a perda de peso estaciona).

OS 5 HÁBITOS QUE EMAGRECEM

1 - ATIVIDADE FÍSICA

Em qualquer tipo de exercício, o organismo aumenta o metabolismo (gasto energético), necessário para realizar o esforço físico. Tal processo contribui, eficazmente, para o emagrecimento.

2 - TOMAR 2 a 3 LITROS DE ÁGUA POR DIA

O ideal é dividir essa quantidade várias vezes ao longo do dia. Seu consumo é fundamental para diluir as toxinas produzidas no organismo. Quem está em processo de emagrecimento e não beber esse precioso líquido, de forma adequada, enfrentará duas situações: o organismo não irá metabolizar a gordura e acionará seu mecanismo para retenção de líquido. Tais fatores dificultarão a perda de peso.

3 - VARIEDADE NO CARDÁPIO

Evite repetir os mesmos alimentos todos os dias da semana. Também não repita o mesmo item, mais de uma vez ao dia. Ao variar o cardápio, o organismo não o percebe como "dieta" e, dessa forma, o emagrecimento torna-se mais fácil.

4 - MELHORAR O HÁBITO INTESTINAL

A fibra faz parte de uma alimentação saudável e completa. Embora não sejam absorvidas pelo organismo, desempenham funções importantes como: o bom funcionamento intestinal, a redução dos níveis de colesterol e glicose no sangue. Além disso, facilita a digestão e promove a sensação de saciedade.

5 - ESTABELECER METAS

O primeiro passo é alinhar o seu objetivo ("O que eu quero?") ao que realmente será feito - AÇÃO. Se estiver em busca de um "milagre externo" para emagrecer, sua intenção será apenas um sonho. Portanto, foque suas intenções e determine-se rumo ao que almeja. Consultoria: Dra. Paula Cabral - Nutróloga e autora dos livros "Em paz com a balança" e "Quem disse que comer engorda" (Editora Matrix).

Atenção: Qualquer tipo de dieta deve ser orientada por um médico ou nutricionista.

Fonte: Dieta Já

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito importante.

 

Saudável e Bela Copyright © 2012 Design by Cecilia Parente inspirado em Vinte e poucos