Tenha uma alimentação saudável e equilibrada

Publicou: Marcia Parente às 01:00
Veja o que não pode faltar em uma alimentação saudável e equilibrada.

Vitamina A

O que sua falta provoca?
Um dos principais sintomas da carência da vitamina é a dificuldade em enxergar à noite. Ela ainda faz bem para pele, gengiva e cabelo.

Onde encontro?
Batata-doce, cenoura, folhas verdeescuras, melancia, melão, nabo e tomate.

Vitamina do complexo B

O que sua falta provoca?
Cansaço, fraqueza e fadiga. Isso porque todas as vitaminas desse complexo agem nas reações que transformam os alimentos em energia para o organismo.

Onde encontro?
B1: grãos integrais e legumes. B2: grãos integrais, leite, ovos e vegetais verdes. B3: carnes e legumes. B6: carnes e vegetais verdes. B12: carnes e laticínios.

Vitamina C

O que sua falta provoca?
Enfraquecimento do sistema imunológico, já que a C aumenta as defesas do organismo contra vírus e bactérias. Também pode haver sangramento na gengiva e no nariz.

Onde encontro?
Folhas verde-escuras e em frutas, como acerola, caju, laranja, limão, mamão e pimentão verde.

Vitamina D

O que sua falta provoca?
Osteoporose e mal de Alzheimer, pois colabora na absorção do cálcio que vai para os ossos. Também preserva a saúde do cérebro.

Onde encontro?
Leite, salmão e sardinha.

Vitamina E

O que sua falta provoca?
Envelhecimento precoce, porque tem ação antioxidante, que impede a ação dos radicais livres, que destróem as células.

Onde encontro?
Castanhas, grãos integrais, legumes, peixes e vegetais folhosos.

Vitamina K

O que sua falta provoca?
Hemorragias, por ser uma vitamina vital no processo de coagulação do sangue. A carência dela também pode provocar osteosporose.

Onde encontro?
Folhas verde-escuras, como brócolis, couve e espinafre.

Sais Minerais: Cálcio

O que sua falta provoca?
Osteoporose, cansaço, hipertensão, cãibra e alterações na memória.

Onde encontro?
Leite e derivados, além de folhas verde-escuras.

Sais minerais: Ferro

O que sua falta provoca?
Anemia e enfraquecimento do sistema imunológico. Além disso, pode atrapalhar o funcionamento do cérebro.

Onde encontro?
Atum, batata, bife de fígado ou de vaca, brócolis, espinafre, lentilha.

Sais minerais: Fósforo

O que sua falta provoca?
Por estar presente em muitos alimentos, raramente falta ao organismo. Em excesso, reduz a quantidade de cálcio do corpo.

Onde encontro?
Em praticamente tudo o que comemos, e principalmente, nos refrigerantes.

Sais minerais: Iodo

O que sua falta provoca?
Problemas no coração e hipotireoidismo, devido à sua importância na fabricação de hormônios da tireoide. E em doses altas também é ruim pois pode inibir o funcionamento dessa glândula.

Onde encontro?
Camarão e sardinha.

Sais minerais: Magnésio

O que sua falta provoca?
Cansaço, insônia, arritmia cardíaca, cãibra e prisão de ventre.

Onde encontro?
Em quase todos os alimentos.

Sais minerais: Manganês

O que sua falta provoca?
Doença nos ossos e nas articulações. Se estiver em excesso, pode causar doença de Parkinson.

Onde encontro?
Amêndoas, arroz integral, banana, castanha-do-pará e espinafre.

Sais minerais: Potássio

O que sua falta provoca?
Arritmia cardíaca, cãibra e cansaço. Como o potássio participa dos movimentos de contração muscular, quando em excesso pode provocar arritmia cardíaca.

Onde encontro?
Água de coco e laranja.

Sais minerais: Selênio

O que sua falta provoca?
Oxidação das células, o que leva ao envelhecimento, além de doenças cardíacas graves e hipotireoidismo.

Onde encontro?
Aveia, castanha-do-pará, salmão e suco de laranja.

Sais minerais: Zinco

O que sua falta provoca?
Envelhecimento precoce, deficiência do sistema imune, ansiedade e insônia. Sua falta também pode induzir ao estresse.

Onde encontro?
Em praticamente todos os vegetais e legumes, como batata, queijo e soja.

Fonte: Revista Viva Mais













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