Compulsão alimentar: Você é vítima?

Publicou: Unknown às 01:00

A compulsão alimentar é um transtorno. Quem sofre do mal come indiscriminadamente, sem fome, por ansiedade, estresse ou outra emoção negativa. Normalmente, nem mastiga o alimento, e ingere grande quantidade de comida em pouco tempo. "Essas pessoas só param de comer quando estão cansadas ou empanturradas, e depois se sentem culpadas", afirma Valéria Goulart, médica nutróloga (SP).

Para se livrar do problema, é importante tomar consciência do real motivo pelo qual se está comendo. "É preciso compreender se é por fome física ou se você está procurando algum tipo de recompensa. Se você só pensa em carboidratos e chocolate (que dão sensação de bem-estar e prazer), fique atenta ", aconselha Filippo Pedrinola, endocrinologista (SP). Assim, em vez de chorar pelos cantos e se acabar na caixa de bombons, ânimo! Marque hora no cabeleireiro, na manicure e na massagista

Linda e descansada, duvido que você não encontrará programa melhor que comer vendo tevê! E se a angústia demorar um tiquinho mais pra passar, e você tiver aquela vontade alucinada de comer, use a tristeza a seu favor: opte por frutas termogênicas, que queimam calorias acelerando o metabolismo, como a laranja e o kiwi. Seu corpo agradece!

teste
você corre o risco de cair nesta armadilha?

1. Que tipo de sensação você tem e qual atitude toma quando briga com alguém (seja namorado, amiga ou parente)?
a. Sinto-me ansiosa, irritada e triste, então procuro comer alguma coisa. Nessas horas devoro salgadinhos, bombons e balas, sem parar.
b. Fico deprimida, choro e procuro fazer alguma coisa que me dê prazer e me acalme, como passear, ouvir uma música ou sair para jantar.
c. Preciso de um tempo para me acalmar, e desabafar com alguém de confiança. Depois, procuro a pessoa para conversar e faço as pazes.

2. Comer, para você, é...
a. Um alívio das minhas tensões; sempre tenho algo à mão para horas difíceis.
b. Uma das minhas principais fontes de prazer. Adoro cozinhar e ir a bons restaurantes quando tenho tempo.
c. Uma necessidade vital que procuro fazer com equilíbrio para não comprometer minha saúde.

3. Quando você costuma comer?
a. Sempre que me sinto nervosa, ansiosa ou triste. Toda hora é hora.
b. Quando sinto fome, mesmo que já tenha comido o suficiente em uma refeição.
c. Tenho hora certa para comer. Faço três refeições balanceadas e pequenos lanches saudáveis.

4. Na sua infância, você ganhava doces como recompensas?
a. Sempre, principalmente se passasse por algum problema, como estar doente, perder um jogo ou ir mal na escola.
b. Somente quando comia toda a comida ou em uma ocasião especial, como Páscoa e Dia das Crianças.
c. Doces eram apenas sobremesas, e não recompensas, para mim. Aprendi a dar a eles o devido valor.

5. Você já sentiu uma necessidade enooorme de ingerir um doce, e só conseguiu melhorar depois de devorá-lo?
a. Somente hoje, eu senti isso umas quatro vezes...
b. Isso sempre acontece quando estou na TPM.
c. Isso é raro; às vezes tenho vontade de comer algo que relembre minha infância.

6. Já foi capaz de esconder comida para não ser criticada pela família e amigos?
a. Faço isso sempre. Às vezes finjo que não quero, mas quando estou sozinha, como em dobro.
b. Tá bom, vou ser sincera. Uma vez ou outra escondo bombons na bolsa, e não como em público para evitar represálias.
c. Isso é ridículo, claro que não. Quando quero, como, e pronto.

7. Já engordou muito em crises de estresse ou de solidão?
a. Desde que nasci eu passo por isso. Se estou nervosa, engordo. Depois, emagreço, e algum tempo mais tarde, volto a engordar. Um pesadelo!
b. Poucas vezes isso aconteceu, mas com dieta e exercícios encontrei o caminho certo.
c. Eu tenho uma alimentação saudável e pratico atividades físicas. Não tenho esse problema.

Resultado

maioria das respostas a:
Você provavelmente está acima do peso por comer compulsivamente e afogar as mágoas na comida. Não encare a alimentação como um sistema de recompensas, mas algo vital para a sua saúde. Procure ajuda de um médico e um psicólogo, para romper o ciclo.
maioria das respostas b:
Parece que você gosta mesmo de comer, mas vá com calma. A boa notícia é que há mais aspectos em sua vida que alimentam sua sensação de prazer. Por isso, invista neles. Fique alerta!
maioria das respostas c:
Tudo indica que você é bem resolvida quanto à questão alimentar, e o melhor é que sempre coloca a saúde em primeiro lugar. Continue assim!

Fonte: Revista Corpo a Corpo

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito importante.

 

Saudável e Bela Copyright © 2012 Design by Cecilia Parente inspirado em Vinte e poucos