Sem calorias e com o corpo em dia!

Publicou: Marcia Parente às 01:00

Não tem jeito: toda dieta que começa cercada de privações, principalmente cerceando aquilo que mais gostamos, não se mantém por muito tempo. No fim da primeira semana, já se torna insuportável. Ai vem o mau humor, a falta de disposição e os ataques inevitáveis à geladeira. Resultado: os planos de enxugar a silhueta e entrar naquele velho jeans 38 vão por água abaixo. "Perder peso nunca deve estar associado a sofrimento, simplesmente porque ninguém aguenta a tortura por muito tempo. Sem falar que dietas muito restritivas geram ansiedade e irritabilidade, situações que desencadeiam facilmente os episódios de ataques gastronômicos", comenta Cláudia Novais, nutricionista (SP). O ideal, segundo ela, é aparar arestas energéticas, fazer trocas conscientes e lançar mão de truques que "emagrecem" o cardápio, sem que fique monótono. Assim, você ainda ganha uma vida longa. Segundo um estudo concluido pela Universidade de Washington (EUA), o hábito de consumir refeições menos calóricas interfere na produção de diversas substâncias, entre as quais um dos hormônios da tireoide, o T3, que, apesar de importante para a geração de energia e nossa sobrevivência, quando em excesso na circulação, acelera os efeitos do tempo. E só isso, de acordo com os cientistas, já bastaria para puxar o freio do envelhecimento precoce. Além disso, outro estudo, realizado pela Universidade do Alabama (EUA), mostrou que reduzir calorias também faz com que as células se mantenham mais resistentes aos estragos dos radicais livres. Por tudo isso, que tal aprender a cortar calorias do seu prato? É fácil! Quer ver?

sobremesa sem culpa
Quando bater aquela vontade louca de comer um docinho depois da refeição, pense duas vezes. "Ele atrapalha a absorção de nutrientes pelo corpo. se a tentação for grande, deixe para consumi-lo mais tarde", sugere Cláudia novais. Mas ninguém precisa achar que a sobremesa está proibida: você pode comer frutas frescas, secas ou em compota. A gelatina e os doces light também são boas opções: uma colher de sopa de pudim de leite normal tem cerca de 50 calorias. na versão light fica com menos da metade.

sem pãozinho não dá
Tudo bem, o tipo integral é mais saudável, dá maior sensação de saciedade, a farinha branca facilita a elevação da glicose no sangue etc. Mas você não consegue ficar sem um pãozinho francês, certo? Então, que tal em vez de cortá-lo de vez do cardápio, apenas deixá-lo para alguns dias da semana e ainda contornar suas desvantagens? sim, isso é possível, basta tirar o miolo e acrescentar a ele uma proteína magra (queijo branco ou peito de peru) para tornar a digestão mais lenta e evitar a elevação da glicose sanguínea.

elimine o açúcar

Sabe aquela paradinha sagrada na padaria, onde todas as manhãs você pede um cafezinho e um pão de queijo? Pois é, se você tirar o açúcar da bebida e optar por uma fatia de pão integral light com outra de queijo branco, além de se sentir mais saciada, por causa das fibras, deixará de consumir o que precisaria de no mínimo 30 minutos de caminhada para queimar.

leite em nova versão
Se você gosta de começar o dia com um copo do líquido branquinho, nunca é demais lembrar que a troca do integral pelo desnatado é pra lá de vantajosa.

aposte nas frutas
Você costuma dar um gostinho a mais ao leite optando pelo achocolatado? Experimente trocá-lo por frutas. É só bater a bebida com a sua favorita, de preferência as menos calóricas, como maçã, morango ou pera.


mude a receita
Troque frituras por assados. Quase tudo pode ser feito no forno sem perder o sabor e ainda dá para evitar que o valor energético triplique - ou quadriplique, no caso dos empanados. se não der, você pode literalmente enxugar o óleo da batata frita ou do pastel pressionando um papel toalha sobre ele. Assim, elimina-se uma colher de sopa de gordura.


feijoada light
Escolha carnes magras para o preparo do tradicional prato brasileiro. "Uma concha média de feijão-preto com carne seca desengordurada é uma boa saida", exemplifica Lara natacci Cunha, nutricionista (sP).

emagreça a sua bebida
Trocar o refrigerante pelo suco é, sem dúvida, uma opção mais saudável, mas também pode ser mais calórica. Um copo de suco de laranja, por exemplo, tem cerca de 90 calorias. Você pode dar uma boa reduzida neste valor, se misturar parte dele com água. "Outro truque, apesar de menos saudável, é misturar a bebida natural com a versão em pó light, em partes iguais", diz Cláudia.


chocolate liberado
Aplacador de emoções e com um sabor dos deuses, o chocolate seria perfeito se não fosse altamente calórico, cerca de 270 calorias em 50 g! Por causa disso, a dica é: quanto menor a porção, melhor. Então, prefira um - somente um - bombom. Outra sugestão é apelar para o chocolate amargo. segundo trabalhos realizados pela Universidade Real de Copenhague, na Dinamarca, pessoas que ingeriram cerca de 30 g dessa versão pela manhã, em jejum, ficaram mais saciadas e consumiram 15% menos calorias ao longo do dia, do que aqueles que se alimentaram com chocolate ao leite.

mexa nos ingredientes
Ao fazer o seu hambúrguer em casa, deixe-o mais magrinho, saudável e saboroso substituindo metade da carne por uma mistura de abobrinha, champignon e aveia. E prepare-o grelhado ou assado.



santa água
Ela é realmente uma preciosidade: além de não ter caloria alguma, ainda ajuda a aumentar o gasto energético. Ao resfriar o corpo com um copo de água gelada, você faz com que seu organismo queime gordura produzindo calor, para manter a temperatura corporal. Dos dois litros diários recomendados, se a metade consumida for fria, é possível conseguir uma queima ainda maior.

só salada
Elas escondem pequenas ciladas. Apesar de leves, aquelas com molhos que são pura gordura, pedaços de carne empanada ou croutons cheios de óleo dão uma turbinada nas calorias. Fique longe delas!

dê um truque no sorvete
Se esta é a sua perdição, não se desespere. O mesmo prazer que sente com uma taça com calda, terá com uma salada de frutas + uma bola de sorvete light.

sua própria pipoca
Aquele balde enorme, típico dos cinemas, chega a conter 1.000 calorias! Uma sugestão é levar a pipoca de casa. De acordo com Lara, 100 g do alimento feito sem gordura perde metade do valor energético.

Fonte: Revista Corpo a Corpo










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