Chocolate: modo de usar

Publicou: Marcia Parente às 01:00
Que o chocolate é uma delícia todo mundo sabe.
Vejamos agora como saborear essa iguaria sem engordar um grama.

MODO DE USAR
Sim, chocolate é maravilhoso, mas não vale ingerir qualquer um, nem a quantidade que quiser. Primeiro: quanto maior a concentração de cacau, melhor é o produto – uma vez que é nele que estão os fitoquímicos que fazem bem à saúde.
Isso significa que as versões amargas são as mais recomendáveis.
Segundo: limite sua cota a uma barra pequena por dia, cerca de 30 gramas. Não vale exagerar porque, mesmo sendo saudável, ele contém bastante caloria (100 gramas equivalem, em média, a 530!).

Algumas sugestões para a guloseima entrar no seu cardápio, adoçar a vida e enxugar as gorduras:
1. Se achar a versão com maior concentração de cacau muito amarga, opte pelas que levam um toque de laranja, menta ou capuccino. Isso ameniza o sabor.

2. Prefira consumir o chocolate na hora da sobremesa.
Uma vez que você já esteja saciado, fica mais fácil se contentar com um pedaço pequeno.

3. Arrisque tomar um café acompanhado de uns quadradinhos de chocolate.
A temperatura quente da bebida ajuda a dar sensação de conforto no estômago e saciedade.

4. Combine a guloseima com outro alimento se for consumi-lo na hora do lanche.
Vale pegar uma barrinha com frutas oleaginosas, como amêndoas ou castanha-do-pará.
Vale também recorrer aos espetinhos de frutas (morango, banana, uva) cobertos com... adivinhe! Claro, com uma bela calda de chocolate amargo – as fibras domam o apetite.

5. Aposte no cacau em pó (de preferência orgânico e sem açúcar) na hora de tomar seu leite pela manhã ou até mesmo para polvilhar sobre uma banana assada.
Aliás, essa fruta aquecida libera mais triptofano, o aminoácido que dá prazer, e o chocolate potencializa a sua ação.

6. Experimente derreter 30 gramas de chocolate amargo no microondas e coloque sobre 5 damascos – fica uma sobremesa e tanto.
Ou, então, bote sobre uma torrada integral, como se fosse aquele famoso creme de chocolate e avelã, hmmmm..... Mata a gula de qualquer um!

Fonte de referência: Revista Saúde

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