Dieta: Café da manhã é tudo de bom!

Publicou: Marcia Parente às 01:00
Entre a última refeição à noite e a primeira pela manhã, temos um longo período.
E durante a noite nosso organismo continua trabalhando, afinal, não deixamos de respirar, o coração continua batendo e o sangue circulando.
Para manter essas funções à todo vapor você precisa de energia e, quando a alimentação cessa, o organismo é obrigado a trabalhar com o que há estocado para outros fins.
Então começa, por exemplo, a queimar massa muscular ou o glicogênio estocado no fígado, o que pode causar sérios danos à saúde.
"Quem não toma café da manhã acaba comendo um volume de comida muito maior no almoço, exagerando nas calorias", alerta Eliane Maia, nutricionista da Nutrir Consultoria em Nutrição e Alimentação.Para que isso não aconteça a recomendação é que não se pule nenhuma refeição. Principalmente o café da manhã.
De acordo com a nutricionista o desjejum deve ser enriquecido com proteínas, fibras, vitaminas, cálcio, ferro e carboidratos. Assim teremos a disposição necessária para realizar as tarefas do dia.O cardápio idealConfira algumas sugestões da nutricionista, mas escolha aquela que melhor se adapta ao seu ritmo:Café da manhã básico1 porção de carboidratos (pães ou cereais integrais)1 porção de proteína (1 fatia de peito de peru)1 porção de castanhas1 fruta (mamão, maça, banana, entre outras). Pode ser suco, mas prefira o natural e sem açúcar1 copo de leite ou iogurte naturalCafé da manhã para atletas1 fruta meia hora antes do exercícioMuito carboidrato (pão, aveia, granola) e proteínas (leite, iogurte e queijos) até 40 minutos após o treino, principalmente se o intuito for ganhar massa magra. Café da manhã para quem acorda tarde1 copo de iogurte natural com cereais, se for comer duas horas antes do almoço1 fruta ou suco, caso se alimente menos duas horas antes da próxima refeiçãoPara quem "não tem tempo"Segundo a especialista essa é a principal desculpa de quem não toma o café da manhã. Para essas pessoas a sugestões são bem simples: barra de cereais, vitaminas e shakes.

Fonte:Revista Viva Saúde

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