Cuidados especiais para a saúde e beleza dos pés

Publicou: Unknown às 09:38
Cuidados especiais para a saúde e beleza dos pésVeja dicas para cuidar dos seus pés com muito amor e carinho, evitando o odor desagradável e as micoses:

- Lave os pés diariamente com água morna e sabão, enxugando-os bem, principalmente entre os dedos.

- Deixe os pés de molho em uma solução com óleo de pinheiro, vinagre de maçã ou sal (1/2 xícara para 1 litro de água) durante 10 minutos.

- Com 4 saquinhos de chá preto, prepare 1 litro de chá e dilua-o em água fria até que a temperatura esteja agradável. Merguhe os pés e deixe-os na solução durante 10 minutos.

Não use o mesmo par de sapatos por dois dias seguidos. E, sempre que possível use palmilhas absorventes, que devem ser substituídas frequentemente.

- Coloque os sapatos usados para tomar sol. Assim, diminui a umidade e a chance de maior proliferação de micro-organismos.

- Prefira calçados abertos para melhorar ventilação e transpiração.

- Evite banhos muito quentes, que elevam a temperatura do corpo, fazendo você suar muito mais após o banho.

- Evite meias de tecidos sintéticos, como lycra ou poliéster, que não absorvem o suor e dificultam a evaporação. As mais indicadas são as meias de algodão.

- Use talco entre os dedos.

- Se possível, lave as plantas dos pés duas vezes ao dia (com sabonete neutro) — o que ameniza a sensação de desconforto causada pelo suor e evita a proliferação de bactérias e o odor desagradável.

Acabe com as micoses

As micoses no pé, também chamadas de pé de atleta, são causadas por fungos que prolifera em ambientes úmidos. Os locais que representam maior perigo de infecção são a piscina e a sauna. Quem usa sandálias, chinelos ou, de maneira geral, prefere meias e sapatos de materiais naturais já terá feito muito pela prevenção.

Conheça outras soluções naturais para dar fim a esse problema

- Faça banhos de contraste — 5 minutos quente, 10 segundos frio. Como complemento, recomenda-se camomila ou casca de carvalho. Para isso, adicione 3 colheres (sopa) em 1 litro de água e cozinhe durante 30 minutos. Coe e acrescente o líquido aos pés de molho.

- Pingue algumas gotas de óleo de melaleuca na bacia ou mesmo diretamente nos pontos infeccionados.

- Acrescente um pouco de sálvia à água em que os pés estão de molho para reduzir o suor e, consequentemente, diminuir a probabilidade de micoses (use 5 colheres de sopa para 2 litros de água).

- Passe óleo de sálvia com um cotonete diretamente nos lugares afetados.

- Contra coceiras, passe uma pasta de farinha de trigo e água morna. Limpe os pés depois de 3 minutos e enxugue bem.

- Troque as meias diariamente e lave-as em água bem quente.

Fonte: M de Mulher,livro O melhor da Sabedoria Popular – Seleções

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito importante.

 

Saudável e Bela Copyright © 2012 Design by Cecilia Parente inspirado em Vinte e poucos