Cuide da saúde e beleza de sua pele com produtos caseiros

Publicou: Unknown às 01:00
Cuide da saúde e beleza de sua pele com produtos caseirosA indústria cosmética é um dos setores que mais cresce no Brasil, sendo inúmeros os produtos e marcas encontradas no mercado. Prova disso é que o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de cosméticos do mundo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Mas, nem sempre os cremes existentes cabem em nosso orçamento.

Segundo a cosmetóloga Fernanda Fialho, da USP, também farmacêutica-bioquímica responsável pelas empresas Pharmacêutica e PH Cosmetics, “as mulheres brasileiras podem se beneficiar com as dicas dos cosméticos naturais com ingredientes caseiros como frutas, plantas medicinais e cereais. Além de ser divertido prepará-los, os resultados podem ser sentidos na pele”, garante.

Algumas dicas naturais

1) Refresque!

Quer dar uma refrescada na pele? água de rosas é uma sugestão! Compre uma água mineral de 250ml, acrescente dez gotas de óleo essencial de rosas e 1 gota de corante rosa diluído. Borrife várias vezes ao dia. O óleo essencial da rosa branca é rico em tanino que possui propriedades, tais como: adstringente, cicatrizante, antiinflamatório, anti-séptico, calmante e refrescante.

2) Tonifique!

A tonificação é uma etapa importante nos cuidados com a pele do rosto, pois condicionam-na a receber os próximos passos que são a hidratação e prevenção. Nessa etapa, use e abuse do alecrim. Coloque no pilão aproximadamente ½ xícara de café de folhas de alecrim,1 xícara de café de álcool de cereais, deixe de repouso por 2 horas e triture com auxílio de um pistilo.

Adicione 135 ml de água mineral e filtre (pode ser no coador de café). Seu Tônico de beleza está pronto. Após lavar a face com sabonete, passar a loção tônica com algodão. O extrato de alecrim possui propriedades importantes como: tonificante, estimulante celular, antioxidante, protetor de tecidos, ativador da circulação periférica. Não utilize por mais de 15 dias esta formulação.

3) Hidrate!

Que tal hidratarmos a cútis? Máscara de aveia com iogurte, mamão e mel. Numa vasilha adicione 1 xícara de aveia, 1 copo de iogurte natural, ½ mamão papaya, duas colheres de sopa de mel.

A aveia vai hidratar profundamente as peles secas por promover a regeneração do manto hidrolipídico; no iogurte temos o ácido lático, um alfa-hidróxi-ácido, que promove a melhora na aparência e hidratação da pele pela sua suave ação química micro-esfoliante; o mel possui propriedades antioxidantes, anti-microbianas e absorvem impurezas dos poros da pele, deixando mais lisa e brilhante; no mamão encontramos a papaína, enzima proteolítica que promove maciez e hidratação e açúcares, sais minerais como o fósforo, cálcio, magnésio e sódio, e vitaminas A, C, e D.

4) Cuide!

Vamos cuidar das manchas – Sabe a água que você deixa o arroz descansar? Esta mesma que você vai utilizar para clarear as manchas da sua pele. Deixe o arroz de molho por 15 minutos, separe a água branca proveniente e passe-a na face, deixando-a secar.

5) Chega de Oleosidade!

Máscara de pele oleosa – Coloque numa vasilha ½ xícara de argila preta, 20 gotas de extrato de confrei (encontra-se a alantoína no confrei que tem efeito cicatrizante), 20 gotas de extrato glicólico arnica, 20 gotas de extrato glicólico própolis, ½ xícara de café de talco para bebê. Misture todos os ativos e adicione água morna aos poucos, até formar uma pasta homogênea (não muito mole). Passe na face e deixe de 15 a 20 minutos ou até secar. Retire com água gelada.

6) Previna!

Quer combater o envelhecimento e a flacidez? Faça uma máscara potente com pepino, manga, leite de coco e cenoura. Cozinhe uma xícara de soja crua, coloque-a no liquidificador com os seguintes ingredientes: 1 xícara de água, 1 xícara de leite de coco, uma cenoura, um pepino, 1 manga pequena, ½ xícara de farinha de trigo, 2 colheres de gelatina natural e 1 colher de sopa de maisena.

Bata tudo. Caso necessário acrescente um pouco de leite ou água para dar o ponto. Coloque fina camada de gases no rosto e aplique esta máscara. Deixe de 30 a 40 minutos e veja o resultado.

Fonte: M de Mulher

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito importante.

 

Saudável e Bela Copyright © 2012 Design by Cecilia Parente inspirado em Vinte e poucos