"Cãominhada": A solução para um emagrecimento saudável!

Publicou: Unknown às 01:00
A caminhada é a solução mais prática para quem quer fazer exercícios físicos sem gastar muito dinheiro: com roupas adequadas e um par de tênis poderoso você já pode queimar calorias por aí. Mesmo assim, é muito comum bater uma preguicinha na hora de deixar o sofá para suar o top na rua ou na esteira. E é nesse momento que ter alguém para dar aquele incentivo ou até mesmo para fazer companhia durante a caminhada faz toda a diferença. Se você já está pensando em usar a incompatibilidade de horários com sua amiga, mãe ou namorado como desculpa, esqueça: o seu incentivo durante a atividade física pode ser o seu cãozinho de estimação. Saiba aqui como transformar o seu mais fiel escudeiro em companheiro também na hora da malhação.

Checkup animal
Antes de começar a praticar exercícios, é sempre bom fazer uma visitinha ao médico para ter certeza de que a sua saúde está 100%. Com os cães, o esquema tem que ser o mesmo: antes de transformar seu cachorro em um animal de companhia, é importante fazer um checkup. "Para animais adultos ou idosos que nunca fizeram atividades físicas ou que tenham alguma doença crônica, como diabetes ou problemas cardíacos, recomenda-se a realização de exames", aconselha o veterinário Leonardo Brandão.

As vacinas também têm que estar em dia, afinal, elas ajudam a garantir uma saúde perfeita. Além disso, manter pulgas e carrapatos longe do seu cãozinho não é uma tarefa fácil, mas deve ser cumprida. "As pulgas e carrapatos podem transmitir doenças graves, como um tipo de anemia profunda", explica o Dr. Brandão. Os vermífugos também devem ser administrados de seis em seis meses para deixar o animal livre dos vermes intestinais.

Cuidados básicos
Companheiro sempre fiel, o seu cãozinho dificilmente vai furar com você na hora da caminhada. Mas, para que o exercício físico seja sinônimo de prazer para ele também, é importante que você sempre respeite seus limites. Saiba quais são os cuidados especiais que você deve tomar com seu animal de companhia.

Idade ideal
Não existe idade mínima para que seu cão se torne um animal de companhia. "Assim que ele acabar de tomar as vacinas de filhote, pode sair para participar de atividades físicas", explica Brandão. Já os animais mais velhos precisam de atenção especial, sim, mas isso não quer dizer que eles devam deixar de praticar exercícios. "Não existe limite de idade. Enquanto o animal estiver saudável e se mostrar apto à atividade física, ele pode continuar", diz o veterinário.

Tempo de duração
O tempo de duração ideal para uma caminhada depende de cada cão e seu condicionamento físico, além da temperatura ambiente. "Os mais velhos, acima do peso ou que ainda estão começando devem caminhar durante 10 ou 15 minutos", explica o Brandão. Mais uma vez, é importante prestar atenção aos limites do seu cachorro. "Invariavelmente o cão vai acompanhar o dono mesmo que não esteja mais aguentando. Por isso, é fundamental sempre avaliar o condicionamento do animal e, se ele estiver muito cansado, fazer paradas periódicas", aconselha Macellaro.

Benefícios da caminhada
Que a caminhada é um exercício poderoso, capaz de secar a barriga, a gente já sabe. No entanto, quando praticada pelos animais, as atividades físicas também trazem benefícios como redução de peso, diminuição de estresse e ansiedade, tonificação muscular e até melhora na capacidade cárdiopulmonar. "Esses benefícios são importantes para animais que sofrem de doenças comuns da idade avançada, como artrose e diabetes", explica Brandão.

Hidratação e proteção solar
Manter o organismo hidratado durante a atividade física é uma regra que vale também para os cães. "É fundamental hidratar o animal durante o treinamento, em intervalos que vão de acordo com a necessidade de cada um. A dosagem de água nesses momentos deve ser mais baixa", ensina Macellaro. De acordo com o veterinário, existem até garrafinhas feitas especialmente para transportar água para os cães durante a caminhada.

Além da hidratação, é importante também manter o animal protegido do sol. "Nos cachorros de pele branca e mucosas rosadas é preciso passar protetor solar sempre. Também é necessário tomar cuidado para que o piso ou asfalto quentes demais não queimem os coxims plantares (as almofadinhas dos dedos) do animal", alerta o Macellaro.

Cuide bem do seu companheiro
Por mais dócil que seja o seu cão, nunca deixe de usar a coleira para evitar confusões na rua. De acordo com Macellaro, as coleiras mais indicadas são as longas, que dão mais liberdade ao animal. A dica do Brandão para que a caminhada seja ainda mais agradável é deixar que o cão conduza o ritmo do exercício, nunca o contrário. "Não se deve arrastar o animal para que caminhe como o proprietário quer", aconselha.

Fonte: Boa Forma

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito importante.

 

Saudável e Bela Copyright © 2012 Design by Cecilia Parente inspirado em Vinte e poucos