Morango: Um néctar para sua saúde e beleza!

Publicou: Unknown às 11:45
Basta sentir o aroma adocicado e a boca se enche de água. À primeira mordida, uma mescla de sabores levemente ácidos desperta ainda mais o paladar. É raro alguém não gostar de morango, afirma o engenheiro agrônomo Alexandre Hoffmann, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Poderoso contra os radicais livres
Mais do que deliciosa, a fruta tem uma porção de compostos benéficos. Um trabalho do Instituto de Pesquisa em Alimentos da Noruega bota o morango como um dos alimentos mais ricos em substâncias antioxidantes, importantíssimas na queda-de-braço contra os radicais livres, que formam uma tropa de moléculas capazes de danificar as células estragos que, com o tempo, podem até detonar um câncer.

Entre os componentes mais badalados está o ácido elágico. Guarde esse nome complicado ele é superpoderoso. Trata-se de uma substância que tinge e protege os vegetais, explica a nutricionista Janine Ginani, que anda estudando frutos vermelhos na Universidade de Brasília (UNB). No nosso organismo o tal ácido evita danos celulares, diminuindo a ameaça principalmente de tumores no aparelho digestivo. Esse é um dos motivos para o fruto ser cada vez mais associado à longevidade.

A bioquímica Edna Amante, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, destaca a rica mistura de minerais. O morango contribui com fósforo, magnésio e potássio, diz. O trio de nutrientes é fundamental para o sistema nervoso e ainda ajuda a manter por muito tempo a saúde muscular. Vale mencionar também a boa concentração de vitamina C. Em alta no nosso corpo, ela é capaz de blindar o sistema imunológico e afastar encrencas como resfriados.

Para completar, a professora Jocelem Salgado, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, em Piracicaba, aponta a riqueza em fibras. O morango fornece boas doses do tipo solúvel, que ajuda a manter os níveis de glicose estáveis, sem grandes picos, conta. Assim, o organismo não requer tanto do pâncreas, o que mantém longe o perigo do diabete.

Ledo engano pensar que o fruto vai bem apenas em pratos doces. O morango é perfeito em saladas de folhas, diz a nutricionista Andréa Esquivel, especialista em gastronomia e professora da Universidade Norte do Paraná, a Unopar. Também pode entrar na receita de risotos e em molhos para massas, misturado a ervas, cebola, alho e afins.

Para aqueles que só comem morango com chantilly, o recado de Andréa é o seguinte: Quem quer sentir o gosto da fruta deve dispensar o creme. O excesso de gordura forma uma película na boca, o que dificulta a distinção de outras nuances de sabor. Sem contar que o chantilly é lotado de gordura saturada.

Muito cuidado com os agrotóxicos

Como nem tudo é perfeito, o morango muitas vezes carrega resíduos de agrotóxicos. Ele é sensível ao ataque de pragas. Por isso o uso de defensivos agrícolas é corriqueiro, diz Alexandre Hoffmann, da Embrapa. A maneira mais eficaz de driblar as substâncias tóxicas é optar pelo produto orgânico.No mínimo, na hora da compra, prefira o produto com selo de certificação que garante a origem e os cuidados no cultivo.

Observe também a cor. Quanto mais vermelho, melhor. Isso indica que está maduro e os pesticidas, se foram usados, já perderam parte do efeito. Depois de lavar os morangos, deixe-os em uma solução de água com um punhado de bicarbonato, que atenua essas substâncias nocivas, ensina Hoffmann. E, antes de saborear o fruto, verifique se ele vem com aquele cabinho cheio de folhas. Sim? Então cuidado. É ali que podem se esconder micróbios capazes de causar desarranjos esse cuidado com a folha vale também para os orgânicos, que merecem igualmente uma boa lavada.

Afinal, não têm pesticidas, mas podem conter restos de adubo. Ah, uma curiosidade que pouca gente, além dos botânicos, conhece: os frutos do morangueiro, na verdade, são aqueles grânulos em relevo que recobrem o vegetal. A porção vermelha e boa de briga contra os radicais não passa de uma extravagância da natureza.

Preserve seus benefícios
TENTE NÃO PICARQuanto mais cortado o morango for, maior o contato com o oxigênio, diz a nutricionista Janine Ginani, da UNB. Isso fará com que parte das substâncias antioxidantes se percam. Que desperdício!

ATENÇÃO NO LIQUIDIFICADOR
Se a receita pede esse eletrodoméstico, aí não tem jeito. Procure, ao menos, não bater o fruto por muito tempo para tentar segurar uma parte dos compostos benéficos.

BEBA DEPRESSASe optou por fazer um suco, tome-o imediatamente. Ou de nada adiantará ter usado o liquidificador por pouco tempo. As boas substâncias do morango passam depressa por uma metamorfose quando a fruta vira bebida.

EVITE LEVAR AO FOGOLembre-se: boa parte da vitamina C some quando uma fruta é cozida. A sugestão é só colocá-la na panela no finalzinho da preparação ou usá-la em receitas feitas no vapor.

Vinagrete de morango
Ingredientes
• 1 caixa de morango
• 1 cebola grande bem picada
• 2 colheres de sopa de manjericão picado
• 2 colheres de sopa de cebolinha picada
• 1/2 de xícara de chá de vinagre balsâmico
• 5 colheres de sopa de azeite
• Sal e pimenta-do-reino a gosto
• 1/2 colher de sopa de açúcar

Modo de preparo

Retire a folha dos morangos e lave-os bem. Então, pique cada fruta em pedaços pequenos. Misture-os delicadamente com a cebola, o manjericão e a cebolinha. Reserve. Numa tigela, mexa todos os outros ingredientes — o vinagre, o azeite, o sal, a pimenta-do-reino e o açúcar. Junte esse molho à mistura de morango, mexendo com delicadeza. Leve à geladeira para tomar gosto por pelo menos uma hora e, então, sirva como acompanhamento de saladas de folhas, de rosbife ou mesmo de aves.

Rendimento: de 4 a 6 porções

Estrogonofe de morango com suspiro
Ingredientes
• 1 caixa de morango, lavado e cortado ao meio
• 1 xícara de chá de açúcar
• Suco de 1 limão
• 1 xícara de chá de creme de leite light
• 1/3 de xícara de chá de vinho do Porto ou licor de cereja ou, se preferir, creme de cassis
• de 5 a 6 xícaras de chá de suspiros pequenos

Modo de preparo
Em uma panela, leve ao fogo baixo para cozinhar por cinco minutos o morango, o açúcar e o suco de limão. Acrescente, então, o creme de leite e a bebida de sua preferência. Espere ferver. Derrame tudo em uma travessa. Com as mãos, quebre os suspiros. Junte-os ao restante, misturando bem. Sirva ainda quente. Se quiser, coloque algumas metades de morango fresco por cima, para enfeitar e dar um sabor ligeiramente mais ácido à sobremesa.

Rendimento: 6 porções

Espuma de morango com hortelã
Ingredientes

• 1 caixinha de gelatina sabor morango
• 1 copo de iogurte sabor morango
• 2 xícaras de morango picado, mais algumas metades da fruta para enfeitar
• 3 colheres de sopa de açúcar (ou adoçante a gosto, se preferir fazer esta receita com gelatina e iogurte diet)
• 3 colheres de sopa de hortelã picada, mais algumas folhas para enfeitar

Modo de preparo

Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem, mas com metade da água indicada. Então, leve à geladeira até ficar praticamente firme. No liquidificador, coloque o iogurte, o morango, o açúcar (ou adoçante) e a hortelã. Bata bem. Junte a gelatina e bata ligeiramente, apenas o suficiente para misturar tudo. Leve de volta à geladeira, enfeitando com morangos e folhas de hortelã. Espere cerca de duas horas antes de servir.

Rendimento:6 porções

Fonte: Revista Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito importante.

 

Saudável e Bela Copyright © 2012 Design by Cecilia Parente inspirado em Vinte e poucos