Mandioca:O alimento dos atletas e do seu emagrecimento também!

Publicou: Marcia Parente às 01:00
Se a mandioca passa longe do seu cardápio por causa da fama de engordar, saiba que você pode perder uma ótima oportunidade de potencializar seu esforço contra os quilinhos extras. Ok, esse alimento, também conhecido como macaxeira ou aipim, é rico em carboidrato e oferece 125 calorias em cada 100 gramas. A mesma quantidade de batata tem 52 calorias. “A vantagem da mandioca é ser rica em fibras, que fazem com que o carboidrato seja transformado em energia aos poucos”, explica Cynthia Antonaccio, nutricionista da Equilibrium Consultoria e Bem-Estar, em São Paulo. Por isso, funciona bem para os atletas de alta performance, que precisam de pique por tempo prolongado.

Bem-estar

Você está longe de ser uma atleta? Tudo bem. Ainda assim vai sair ganhando se investir nesse alimento – com moderação, é claro. A mandioca aumenta os níveis de serotonina – o neurotransmissor que age nas regiões do cérebro responsáveis pela sensação do bem-estar. Qualquer alimento fonte de carboidrato tem esse poder. Só que a mandioca é campeã, segundo o terapeuta americano John Gray, autor do livro A Dieta de Marte & Vênus (editora Rocco). Isso porque, além da alta concentração de carboidrato, as fibras (de novo, elas) ajudam a regular o funcionamento do intestino, onde boa parte da serotonina é produzida. E com esse neurotransmissor em alta, você fica mais resistente aos efeitos negativos do stress – um deles é aumentar a produção do cortisol, hormônio que faz o corpo estocar gordura na barriga. O cálcio é outro componente de destaque na mandioca. Além de cuidar da saúde dos ossos, evita o acúmulo de gordura dentro das células – mais um ponto do tubérculo contra os quilinhos extras.

Pele lisa

De onde vem esse alimento? A mandioca é 100% verde-e-amarela. Começou a ser cultivada pelos índios brasileiros. Foi levada pelos portugueses para a África e, de lá, para o Oriente. Mas continua bem popular por aqui, além de bastante estudada. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mantém uma unidade no estado da Bahia só para pesquisá-la. A descoberta mais recente é que algumas variedades, como a dourada e a gema de ovo, são excelentes fontes de betacaroteno e licopeno – antioxidantes capazes de combater os nocivos radicais livres, que, em excesso, envelhecem e facilitam o aparecimento de várias doenças, inclusive câncer. Enfim, não faltam motivos para você comer mandioca com prazer. É muito calórica? O segredo é colocá-la no prato no lugar de um outro alimento do mesmo grupo, como arroz, pão, macarrão e batata. A forma de preparo também faz diferença na balança. Isso significa que frita não vale. Cozida e servida com um pouco de azeite ou margarina light é saudável e bem mais leve! Você não vai precisar de fôlego de atleta para queimar as calorias.

Tapioca de rúcula

Ingredientes

• 1 col. (chá) de semente de linhaça
• 2 col. (sopa) de goma de tapioca hidratada (à venda em casas de produtos regionais)
• 1 col. (sopa) de ricota fresca amassada
• 1 xíc. cheia de rúcula picada
• Sal a gosto
• Pimenta-do-reino a gosto
• Salsa fresca picada
Modo de preparo da massa

Em uma frigideira quente e antiaderente, polvilhe as sementes de linhaça e por cima peneire a goma, cobrindo toda a superfície da frigideira, sem deixar buracos. Espere por alguns segundos, até que a goma se junte toda. Vire a tapioca do outro lado e deixe secar. Caso não encontre a goma hidratada, pode fazer o processo em casa: coloque a farinha de tapioca em um pote, cubra-a com água. No dia seguinte, a goma estará pronta para ser peneirada.
Modo de preparo do recheio
Faça uma pasta com a ricota fresca e a rúcula crua, tempere com sal, pimenta-do-reino e salsa. Recheie a tapioca ainda quente com a pasta de ricota.

Rende: 1 porção
Calorias por porção: 244

Fonte: Revista Boa Forma

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