Emagrecendo com doces!

Publicou: Unknown às 01:00
Acabou aquela história de você recusar os belisquetes que dão prazer para conseguir exibir curvas perfeitas. "Ninguém mais precisa desistir de saborear um doce, mesmo se quiser ficar magra", fala a nutricionista Elaine de Pádua, da Clínica DNA Nutri, em São Paulo. Claro, ela está falando daqueles com nutrientes e substâncias fitoterápicas na fórmula, que ajudam a baixar o ponteiro da balança. "Mas, antes de cair de boca em um deles, é importante buscar orientação médica ou de um profissional da área de nutrição", alerta o médico ortomolecular Fábio César dos Santos, de São Paulo. "Só assim a receita será personalizada." A seguir, a lista poderosa - e milagrosa - das tentações capazes de emagrecer.

Superbombom

O diferencial do bombom que promete deixar qualquer uma mais leve é o extrato de semente de manga africana (Irvingia gabonensis). "Vários trabalhos comprovam o poder dessa substância rica em leptina, hormônio que regula a sensação de saciedade, geralmente pouco presente em quem apresenta excesso de peso", fala o dr. Fábio. Além disso, essa planta teria, segundo o especialista, a capacidade de estimular o organismo a produzir adiponectina, que favorece a diminuição dos níveis de glicose no sangue, reduz a absorção de carboidratos e diminui a conversão do açúcar em gordura. Sobremesa garantida! O Ayslim, como foi batizado, existe nas versões diet, ao leite, amargo e meio amargo.

Bala turbinada

Pele hidratada e sem flacidez, cabelo brilhante e quilos a menos. Mesmo chupando balas de morango, abacaxi, laranja, limão, tangerina, maracujá e uva! Pode? Pooode. Desde que seja uma goma feita à base de colágeno hidrolisado, sem carboidrato ou gordura. Elas têm caloria zero, mas seu diferencial é desempenhar papel semelhante ao das fibras. "Ao chegar ao estômago, o colágeno absorve água, ocupando espaço e levando você a comer menos", explica Elaine. Além disso, as balas podem ser incrementadas com fitoterápicos como faseolamina, substância extraída do feijão-branco rica em aminalase, que ajuda a diminuir a absorção do amido pelo organismo; Caralluma fimbriata, cacto muito consumido na Índia que aumenta a queima de gordura e reduz a fome; extrato seco de Gymnema sylvestre, com ação diurética; Pholia magra (isso que é nome sugestivo!), planta brasileira que contribui para a diminuição do apetite. Elaine faz dois alertas: "Normalmente são associados apenas dois fitoterápicos, para evitar que a ação de um anule a dos outros; e convém você testar o produto durante 30 dias, depois analisar os resultados."

Doce mágico

Koubo é uma fruta muito popular no agreste brasileiro, cacto do gênero Cereus sp, usada na culinária do Norte e do Nordeste para preparar compotas e geleias. Seu extrato, administrado em cápsulas, baixa a vontade de comer açúcar, modera o apetite (graças à tiramina) e, por ser rico em n-metiltiramina, estimula a quebra e a eliminação de gordura. "O koubo ativa o hormônio glucagon, responsável pela disponibilização da energia armazenada no corpo, facilitando a eliminação de gordura", acrescenta Elaine

Chocolate aditivado

A delícia marrom que afina tem, no mínimo, 70% de cacau - apresentando menos gordura. É o caso do Chocolate Saciante, criado pela nutricionista Fernanda Soares, de Petrópolis (RJ). Em sua fórmula, ele combina Garcinia cambogia, que diminui a fome e o desejo por doces, minerais como magnésio, que contribui para controlar a ansiedade, e glucomannan, fibra proveniente de uma planta africana chamada konjac. "Quando ingerimos essa substância com um líquido, ela se transforma em uma espécie de gel no estômago", explica. "Isso faz com que o cérebro receba a mensagem de saciedade por até quatro horas. E assim você não corre o risco de comer por gula, evitando alimentos calóricos que comprometam seu peso."

Receitas light

Bolo de maracujá

Ingredientes

• 2 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo

• 1/2 xíc. (chá) de maisena

• 1/2 xíc. (chá) de óleo
• 5 ovos
• 1 1/2 xíc. (chá) de suco de maracujá natural (deixe as sementinhas)
• 1 col. (sopa) de fermento
• margarina light para untar

Modo de fazer

Bata o óleo, o açúcar e os ovos até obter uma massa homogênea. Misture os demais ingredientes (o fermento por último). Unte uma fôrma redonda (30 cm de diâmetro) e leve para assar em fogo médio por cerca de 40 minutos.

Musse de goiaba

Ingredientes


• 6 goiabas vermelhas
• 1 xíc. (chá) de água
• 1/2 xic. (chá) de açúcar (ou adoçante)
• 2 xíc. (chá) de iogurte natural desnatado
• 1 col. (sopa) de raspas de limão
Modo de fazer


Cozinhe a polpa das goiabas na água até levantar fervura e passe a mistura numa peneira. Bata o caldo no liquidificador com o resto da fruta, o açúcar, o iogurte e as raspas de limão. Distribua em taças e leve à geladeira por uma ou duas horas antes de servir.

Rendimento: 8 porções
Calorias por porção: 97


Fonte: Revistas Nova, Boa Forma

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito importante.

 

Saudável e Bela Copyright © 2012 Design by Cecilia Parente inspirado em Vinte e poucos