Dieta: Sua dupla preferida está liberada!

Publicou: Marcia Parente às 01:00
Você imagina o filé sem as fritas, a pizza sem o guaraná e o cheesebúrguer sem o milk shake? Quase impossível! Nem tudo é perfeito nessas duplas que a gente ama. Quando não são pobres em nutrientes importantes, explodem em calorias. A nutricionista Andréa Zaccaro, de São Paulo, ensina como torná-las magras e completas.

Filé com fritas (655 calorias)

Filé (150 g) na chapa + batata frita (100 g)

• Truque magro: O filé perde muito de suas calorias se for feito numa grelha sequinha, sem óleo. Se não der para pedir o seu dessa maneira, enxugue o excesso de gordura com um guardanapo ou papel absorvente. No caso da batata frita, não tem jeito: só trocando pela versão assada ou cozida. As calorias baixam para 510.

• Outras boas parcerias: O filé com batata assada vai bem com salada de folhas e legumes. É uma opção que complementa o prato com vitaminas e minerais e muitas fibras, que ajudam a reduzir a absorção da gordura da dupla. E cuidado com o tempero: um fio de azeite é suficiente para regar a salada. Calorias do prato completo: 600.

Cheese com milk shake (680 calorias)

Cheesebúrguer + 1 copo (300 ml) de milk shake

• Truque magro: A primeira providência é retirar a maionese do cheesebúrguer. Se ele vier aberto no prato, ótimo! Quando você usa garfo e faca, come mais devagar e mastiga melhor, ficando satisfeita com menos comida. Para emagrecer o milk shake, retire a calda e confira se não dá para usar sorvete diet e leite desnatado. As calorias baixam para 520.

• Outras boas parcerias: Você só ganha se trocar o milk shake por um suco de laranja ou kiwi. Além de baixar mais as calorias da dupla, a vitamina C dessas frutas favorece a absorção do ferro da carne. O leite do milk shake atrapalha esse processo e desequilibra a refeição (sobram proteína e gordura e faltam fibras). Calorias do prato completo: 485.

Café com pão de queijo (127 calorias)

1 xíc. de café com açúcar + 1 pão de queijo

• Truque magro: Trocar o açúcar pelo adoçante emagrece o cafezinho, não há dúvida. Mas não é só isso. Essa troca evita a sensação de barriga estufada, pois o açúcar alimenta as bactérias intestinais responsáveis pela formação de gases, o que provoca a distensão gástrica. As calorias da dupla baixam para 87.

• Outras boas parcerias: Colocar uma fatia de peito de peru no meio do pão de queijo dá uma segurada na velocidade com que ele é absorvido, tornando-o menos perigoso para a balança. As calorias sobem um pouco, porém o acréscimo da proteína também aumenta a saciedade. Calorias do prato completo: 108.

Pizza com guaraná (380 calorias)

1 fatia de pizza de mussarela + 1 copo de guaraná

• Truque magro: Peça a pizza com massa fina e despreze a borda. Também evite regá-la com azeite — guarde esse tempero para outra oportunidade. E, claro, troque o guaraná normal pela sua versão light ou diet. Se você não gostar do sabor, acrescente rodelas de laranja. As calorias baixam para 212.

• Outras boas parcerias: Acompanhe a pizza com rodelas de tomate e folhas verdes — várias pizzarias têm opções de salada no cardápio. Você vai ter uma refeição com mais licopeno (um poderoso antioxidante do tomate), vitaminas, minerais e fibras (presentes nas folhas). Calorias do prato completo: 300.

Morango com chantilly (301 calorias)

1 taça de morango + 4 col. (sopa) de chantilly

• Truque magro: Peça o chantilly à parte e se contente com a metade da porção. Com isso, você economiza calorias e gordura saturada (uma inimiga do coração). Existe a opção de chantilly light — tem 30% menos calorias e gordura que a versão normal. As calorias baixam para 171.

• Outras boas parcerias: Deixe o morango com chantilly para finalizar uma refeição light — quibe assado e salada de folhas e legumes, por exemplo. As fibras e as proteínas diminuem o índice glicêmico (a velocidade com que o alimento é transformado em açúcar), deixando a parceria mais amiga da dieta. Calorias da refeição completa 430.

Feijão com arroz (224 calorias)

2 col. (sopa) de arroz + 1 concha de feijão

• Truque magro: Usar menos óleo no arroz e dispensar o bacon do feijão ajuda a enxurgar as calorias dessa dupla. Você vai engordar ainda menos se colocar no prato mais feijão (2 conchas) do que arroz (1 colher), de preferência integral, aumentando as fibras e a proteína, o que reduz o índice glicêmico do prato pela metade. As calorias baixam para 203.

• Outras boas parcerias: Uma salada de folhas variadas com legumes crus ou levemente cozidos e um filé de frango grelhado são suficientes para transformar o feijão com arroz numa refeição completa. E o total de calorias fica dentro do permitido para quem está controlando o peso. Calorias do prato completo: 435.

Queijo com goiabada (230 calorias)

1 fatia (40 g) de queijo +1 fatia (40 g) de goiabada

• Truque magro: Se você tem o hábito de comer um naco sarado de goiabada, reduza a fatia pela metade: 20 g do doce para 40 g do queijo curado, por exemplo. Outra forma de reduzir o açúcar, sem a dupla perder sabor, é optar por uma goiabada diet. Melhor ainda se trocar o queijo curado pelo branco. As calorias baixam para 125.

• Outras boas parcerias: A goiabada com queijo (o clássico romeu-e-julieta) também deve vir depois de uma refeição leve, como um filé de carne magra grelhada e uma salada com bastante folhas. O doce ameaça um pouco menos a dieta quando consumido logo após um almoço ou jantar ricos em fibras. Calorias do prato completo: 380.

Pastel com caldo de cana (470 calorias)

Pastel de queijo + 1 copo médio de caldo de cana

• Truque magro: O pastel de carne é menos calórico. Mas, se você não abre mão do recheio de queijo, emagreça o máximo possível o caldo de cana. Você consegue fazer isso diluindo o caldo com um suco de limão ou abacaxi — use metade de cada um. O segredo para reduzir o índice glicêmico da bebida é consumi-la depois de algumas mordidas no pastel. As calorias baixam para 430.

• Outras boas parcerias: Se no dia de feira você costuma transformar a dupla no seu almoço, passe também na banca de frutas e complemente a refeição com uma maçã e uma mexerica. Ricas em fibras, elas evitam que você volte a ter fome rapidamente. Calorias da refeição completa: 540.

Fonte: Revista Boa Forma

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