Alimentos termôgenicos: Nutrem e emagrecem de forma saudável!

Publicou: Marcia Parente às 01:00
Já reparou que, ao comer um prato apimentado, você sente o corpo inteiro esquentar? Isso acontece porque a pimenta é um alimento termogênico: eleva a temperatura do corpo e, assim, ajuda na perda de peso.

"Todos os alimentos são termogênicos, mas alguns têm maior potencial para queimar calorias", diz o nutrólogo e cardiologista Sérgio Puppin.
Veja á seguir alguns temperos e alimentos saborosos que emagrecem.

Canela
Apesar de ser o menos termogênico dos cinco, também ajuda na redução de peso e dilata os vasos sanguíneos. Consuma 1 g, duas vezes ao dia, polvilhado em frutas como maçã ou banana.

Gengibre
"Um estudo chinês mostrou que o gengibre acelera o metabolismo em 20%, aumentando a queima de gordura", diz o nutrólogo. Você deve comer um pedaço de 2 cm cru, refogado ou em forma de chá três vezes ao dia.

Mostarda
Apesar de às vezes conter açúcar - o que não é muito bom -, ela também é termogênica. Use uma colher
(sobremesa) duas vezes ao dia em saladas ou outros pratos.

Vinagre de maçã não refinado
Este é melhor para reduzir a barriga! Você pode temperar saladas ou beber uma colher (chá) de vinagre diluído em um copo de água morna pela manhã e antes de uma refeição.

Mais alimentos termogênicos

Açaí, café, chocolate amargo e pó de guaraná
Todos são estimulantes e fazem o organismo gerar calor e desprender energia.

Água gelada
Ela faz com que o corpo tente aumentar a temperatura. Para isso, queima calorias.

Chá-verde
Ele diminui a absorção de carboidratos pelo corpo. Uma boa dica é adicioná-lo ao arroz.

Ômega 3
Presente no bacalhau, sardinha e semente de linhaça, aumenta o metabolismo, elimina o excesso de líquidos do corpo e é anti-inflamatório.

Suco termogênico

Bata na centrífuga três cenouras sem casca, duas maçãs sem casca, um pedacinho de gengibre, uma folha de couve, um punhado de hortelã e um talo de salsão. Beba 1 copo por dia antes do café da manhã, em jejum.


Geleia de pimenta

Ingredientes

- 500 g de pimenta dedo-de-moça

- 500 g de pimentão vermelho

- 1 kg de açúcar

- 1 xícara (chá) de suco de limão ou de abacaxi


Modo de fazer

Lave as pimentas e corte-as no sentido do comprimento. Tire as sementes e a fibra mais clara. Faça o mesmo com o pimentão. Corte os dois bem picadinho, sem esmagar para formar uma pasta grossa. Leve a mistura ao fogo com uma colher de açúcar e uma xícara (chá) de suco de limão ou abacaxi. Quando começar a ferver, acrescente o resto do açúcar. Continue mexendo no fogo até ficar no ponto de geleia. Coloque-a em potes de vidro, tampe e deixe de cabeça para baixo por 20 minutos. Você pode guardar na geladeira por até um mês.

Cardápio

Não se esqueça de alternar o uso dos temperos termogênicos no preparo dos alimentos para turbinar a perda de peso!


Café da manhã

Opção 1: 2 fatias de pão 12 grãos / 1 fatia média de queijo minas fresco / 1 xícara (chá) de chá-verde ou branco.

Opção 2: / 1 iogurte natural desnatado / 2 colheres (sopa) de farelo de aveia OU 1/2 mamão papaia / 1 xícara (chá) de chá-verde ou branco.


Opção 3: 4 torradas integrais com cream cheese OU 1 fruta / 1 xícara (chá) de chá-verde ou branco.


Lanche da manhã

Opção 1: 1 barra de cereal OU 1 copo de suco de soja diet.

Opção 2: 1/2 mamão OU 1 iogurte desnatado.

Opção 3: 1 rodela de abacaxi OU 1 taça de gelatina diet.


Almoço

Opção 1: Salada de folhas verdes / 1 colher (sopa) de arroz integral / 1 posta de peixe grelhado / Legumes cozidos.

Opção 2: Salada de folhas verdes / 2 conchas de macarrão ao sugo / 1 filé de frango com geleia de pimenta / Berinjela, abobrinha e pimentão cozidos e grelhados.

Opção 3: Salada de folhas verdes / 1 colher (sopa) de arroz integral / 1 filé de carne magra com molho de pimenta-do-reino e creme de leite diet / 1 concha de legumes cozidos.


Lanche da tarde

Opção 1: 1 maçã cozida com canela e mel OU 1 xícara (chá) de chá-verde.

Opção 2: 1 xícara (chá) de chá-verde ou branco OU 1 torrada integral com queijo cremoso diet.

Opção 3: 1 iogurte desnatado com semente de linhaça / 1 fruta OU 1 xícara (chá) de chá-verde.


Jantar

Opção 1: 1 porção de espinafre refogado / 1 filé de peixe médio grelhado com molho de alcaparras / 1 concha de legumes cozidos.

Opção 2: Salada de folhas verdes / 1 hambúrguer de peru grelhado / 1 colher (sopa) de purê de batata.

Opção 3: Salada de folhas verdes / 2 coxas de frango pequenas assadas / 1 concha de legumes cozidos.


Ceia

Opção 1: 1 pote de iogurte desnatado.

Opção 2: 1/2 copo (100 ml) de leite desnatado com 5 morangos.

Opção 3: 1 pote de iogurte natural desnatado / 1 colher (sopa) de cereais.

Atenção: Se você tem problemas gastrointestinais consulte um médico para saber se pode fazer uso dos temperos e qual a quantidade recomendada para o seu organismo.

Fonte: Portal M de MUlher

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