Em forma com muito prazer

Publicou: Marcia Parente às 01:00
Quer ficar em forma e manter a saúde, mas não gosta de academia?
Que tal investir nas modalidades abaixo?

Balé

O movimento de impulsão e flexão dos joelhos e os exercícios na ponta do pé exigem muito das pernas. O balé, além de trabalhar a postura e a flexibilidade, endurece o abdome e o bumbum.

Benefícios clínicos
Dançar exercita o corpo como um todo e dá uma sensação de bem-estar poderosa. "Mas é preciso impor limites, pois a exaustão leva a lesões e distensões. Sem falar em tendinites, comuns nos pés das bailarinas", diz o traumatologista Samir Salim Daher, de São Paulo. Como requer habilidade, a dança responde melhor quando iniciada na infância, mas há cursos para todas as idades.

Pilates
Além de melhorar a postura proporciona consciência corporal, flexibilidade e coordenação motora.

Benefícios clínicos
"Como não existe trabalho de explosão, há uma solicitação maior do tônus e do fortalecimento muscular", explica o ortopedista Ricardo Cury, de São Paulo. "O alongamento típico do pilates trabalha grupos musculares que estão encurtados e contraídos. O risco de lesão é praticamente nulo, pois não há uma sobrecarga nas articulações." E melhor: não tem contraindicação e pode ser feito por pessoas de todas as idades (inclusive crianças!), sempre com ajuda do professor. Para melhores resultados, vale mesclar o pilates com treino aeróbico duas vezes por semana.

Corrida
A corrida garante fôlego e um corpo mais enxuto.

Benefícios clínicos
A corrida é um dos melhores esportes para emagrecer e aumentar a resistência cardiovascular. "Como em qualquer atividade, é importante fazer uma dieta balanceada. Em média, gastam-se entre 300 e 600 calorias em uma hora, seguindo um ritmo confortável", diz o médico Samir Daher. Antes de sair correndo por aí, é preciso condicionar o corpo com caminhadas. Para potencializar o resultado, alterne a corrida com aulas de musculação três vezes por semana.

Procure um médico para saber qual atividade se encaixa melhor ao seu organismo e estilo de vida.

Fonte de referência: Revista Claudia



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