Dieta sem desperdício!

Publicou: Marcia Parente às 01:00
Jogamos fora cerca de 14% dos alimentos que guardamos na geladeira, de acordo com a empresa General Electric.
Às vezes, exageramos nas quantidades e não damos conta de comer tudo dentro do prazo apropriado para consumo.
Para piorar, alguns modelos mais antigos de refrigeradores têm uma umidade muito alta nas gavetas dos vegetais, o que acelera o processo de deterioração dos alimentos.
O ideal seria colher as verduras e as frutas e mandá-las direto para a mesa, mas isso é quase impossível.
Portanto, faça suas compras em locais onde as etapas entre o produtor e você - consumidor final - sejam mínimas.
Feiras livres e hortifrútis são os mais indicados. Outra dica para evitar o desperdício: compre frutas, legumes e verduras semanalmente, e não pense em fazer estoques.


Segure a mercadoria
Para escolher uma fruta, pegue e apalpe.
Se sentir que o peso dela é maior do que você imaginava,é porque está cheia de suco.
Já a fruta mole demais com certeza está muito madura.


Devolva as folhas
As quebradas ou amareladas indicam que também estão perto de estragar.
Verifique se elas têm cor brilhante e se encontram livres de manchas.
Caso compre embalagens fechadas com verduras pré-lavadas, confira a saúde das folhas.
Para melhor conservação, guarde-as higienizadas, secas e embrulhadas em sacos plásticos dentro da geladeira.


Conheça os brotos
Quanto mais unidos estiverem os botões dos aspargos, dos brócolis e da couve-flor, mais frescos estão.
Escolha uma couve-flor sem espaço entre os buquês e sem manchas.
Os brócolis devem ter a cor verde-escura uniforme.
A exposição prolongada à luz e ao calor faz com que percam grande parte da vitamina C.

Tudo verde
Alface, vagem e brócolis devem ter um verde brilhante.
Não siga essa dica na hora de comprar batatas! Descarte
as que apresentam brotinhos verdes e escolha aquelas com a superfície lisa.

A vez dos feios
Tomates pequenos e maduros são ótimos para dar consistência a molhos.

Já os grandes vão bem em saladas.
Não compre os verdes, que amadurecem fora do pé. Eles têm menos vitaminas.


Ligue-se no caule
É ali que o mofo, igual àquela coisa branca nos morangos,
geralmente começa e onde o apodrecimento surge em vegetais, como abobrinha e chuchu.

Fonte: Revista Men's Health

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