Beleza indiana

Publicou: Marcia Parente às 01:00
A Índia é um país recheado de tradições, contradições, cultura e beleza. Tanto a de suas paisagens quanto a de seu povo. E não existe um padrão estético ideal para os indianos. "Até mesmo o Kama Sutra, livro considerado sagrado pelos hindus, traz tipos diferentes de mulheres, e são todas consideradas lindas", conta Monisha Bharadwaj, autora de India's Beauty Secrets (sem tradução para o português). Em seu livro, ela mostra receitas típicas de sua cultura (passadas de mãe para filha), que se baseiam na medicina aiurvédica, sistema holístico originado na Índia e praticado há mais de cinco mil anos. Além das dicas para realçar o visual, a autora defende que todas as mulheres devem "aproveitar ao máximo o seu potencial de beleza interior, pois, se esta for bem nutrida, brilhará por fora, também".
A dermatologista Heloísa Helena Teixeira dos Reis (GO) concorda com Monisha, e acrescenta: "Se você estiver bem consigo mesma, com a saúde em ordem, isso se refletirá na pele, no cabelo, nas unhas". Na opinião da médica, dieta saudável, exercícios físicos, respiração e cuidado emocional, feito por meio de relaxamento e meditação, promovem equilíbrio interno. "Assim, a mulher fica mais alegre e bonita." Na medicina aiurvédica, beleza significa harmonia entre o interior e o exterior. E reservar um tempo só para você se cuidar traz uma sensação ótima. Por isso, conheça receitas de Monisha para tratar do visual, adaptadas para as brasileiras pela médica Heloísa Helena dos Reis.
corpo macio e descansado
banho relaxante
Na banheira
5 gotas de cada óleo essencial: camomila, erva-doce, lavanda, cedro e sálvia
1 colher (sopa) de óleo-base
Dilua as cinco gotas de cada óleo essencial no óleo-base. Preencha a banheira com água quente e adicione a mistura de óleos. Permaneça em imersão durante 15 a 20 minutos. Se desejar, pode acrescentar flores de ação medicinal (exemplos: camomila ou rosas).
No chuveiro:
óleo de gergelim (o suficiente para o corpo todo)
Após o banho, feche o chuveiro e, com a pele úmida, realize uma automassagem, com movimentos circulares e ascendentes, por todo o corpo, usando o óleo de gergelim. Retire o excesso com água e enxugue-se suavemente.
esfoliação revigorante
1 colher (chá) de farinha de grão-de-bico (ou farinha de arroz)
1 pitada de cúrcuma (açafrão)
2 colheres (chá) de leite

Misture todos os ingredientes e esfregue o creme com cuidado sobre a pele úmida, durante o banho. Depois, enxágue até remover todos os resíduos.
mãos e unhas de princesa
hidratação e fortalecimento
1 colher (chá) de mel natura
2 colheres (chá) de óleo de amêndoas
4 colheres (chá) de água-de-rosas
1 colher (chá) de vinagre de maçã
Aqueça o mel e misture com o óleo de amêndoas. Em separado, esquente a água-de-rosas e o vinagre de maçã. Fora do fogo, incorpore gradualmente essas duas misturas, mexa até que esfrie, e guarde numa garrafa de vidro. Aplique todos os dias nas mãos e unhas massageando alguns minutos. Depois, enxágue

rosto nutrido e radiante
máscara para pele oleosa
1 colher (sopa) de farinha de grão-de-bico (ou farinha de arroz)
1 colher (chá) de óleo essencial de sândalo
2 colheres (sopa) de suco de tomate (batido, sem pele e sem sementes)
Em uma vasilha, coloque a farinha de grão-de- bico e incorpore os outros ingredientes, formando uma pasta. Aplique-a sobre a face, deixe secar por 15 minutos e retire os resíduos com água morna, fazendo uma suave esfoliação com movimentos circulares. Em seguida, passe uma toalha úmida no rosto, para estimular a circulação. Para finalizar, enxágue com uma mistura de água e algumas gotas de óleo essencial de rosas.
Com essas dicas, qual mulher não fica saudável e bela?

Fonte de referência: Revista Dieta Já

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito importante.

 

Saudável e Bela Copyright © 2012 Design by Cecilia Parente inspirado em Vinte e poucos