Bela adormecida e magra

Publicou: Marcia Parente às 01:00
A relação entre uma dieta inadequada e o aumento do peso é algo inquestionável há séculos. Mas qual a importância do sono nessa relação?
Curiosos sobre o assunto, pesquisadores do Departamento de Exercício, Nutrição e Ciências da Saúde, da Universidade de Bristol, Reino Unido, realizaram um estudo publicado pela revista Nutrition, em setembro deste ano.
Mulheres gregas, entre 30 e 60 anos, aparentemente saudáveis e que não usavam qualquer medicação, participaram da pesquisa.
Procurou-se avaliar a relação entre a duração do sono noturno e a gordura corporal, assim como a quantidade e a qualidade dos alimentos ingeridos na dieta.
Após a seleção, as voluntárias receberam um questionário e um diário do sono, este último visando estabelecer o padrão de duração do sono noturno.
Os pesquisadores observaram que o sono noturno se associava negativamente à gordura corporal e o índice de massa corpórea (IMC).
Para cada 1 hora de sono perdida, há um aumento de 2,8% da gordura corporal.
Contudo, nenhuma associação de boa significância foi observada entre a duração do sono e o tipo de obesidade central, assim como o consumo de gordura ou carboidratos.
Apesar de que os achados negativos, entre a duração do sono noturno e obesidade parecerem evidentes, a mesma correlação entre o consumo preferencial de carboidratos ou de gorduras, não pode ser realizada.
Entretanto, vale lembrar que uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos ainda são os métodos ideais para adquirir um peso adequado, bom sono e uma boa saúde.

Fonte de referência: Revista Boa Saúde

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