Alimentação "mil e uma utilidades"

Publicou: Marcia Parente às 01:00

Naturalmente eficaz

se você ainda duvida da eficácia de alguns alimentos, procure incluir no seu cardápio um trio imbatível: linhaça, aveia e castanha-do-pará, que pode ser consumido diariamente, a qualquer hora.
"Cada um deles tem suas particularidades e, juntos, preservam a saúde do coração, do intestino e do organismo, como um todo", explica Ângela Perrone, nutricionista da clínica carolina Ferolla (SP).
É importante lembrar que, embora representem um grande passo na área nutricional, os alimentos funcionais não fazem milagres.
É preciso adotar também hábitos saudáveis, e consultar um especialista para adequar as quantidades do que se deve e pode consumir.

Vejamos a seguir a eficácia de alguns alimentos em determinados problemas:

Acne

Não são só os adolescentes as vítimas deste desequilíbrio hormonal.
Os adultos também sofrem com espinhas, mas podem evitá-las com uma alimentação pouco gordurosa.
Consuma: sucos de hortaliças frescas, em especial de cenoura, alface, agrião, dente-de-leão e aipo; hortaliças (cenoura, cebola, alho); arroz integral e brotos germinados.
Evite:
carnes gordas, carboidratos refinados (arroz branco, pão e massas); alimentos industrializados (bolos, biscoitos recheados, refrigerantes e laticínios).

Ansiedade

Provoca inquietude e tensão, além de incapacidade de relaxar. carregue a alimentação com nutrientes antiestresse, e faça refeições regulares e fracionadas, ao longo do dia.
Consuma: arroz integral, aveia e quinoa, hortaliças verdes (couve, brócolis, repolho verde), germe de trigo, derivados de soja, lentilha, nozes.
Evite: cafeína, açúcar, álcool, nicotina, drogas e trigo.

Cãimbras

Elas podem ser causadas pela falta de sais minerais e vitaminas, má circulação, sedentarismo.
Consuma: couve, folhas de nabo, brócolis, amêndoas, sementes de gergelim, sardinha, iogurte natural (ricos em cálcio); banana, pêssego, ameixa e uva (fontes de potássio); nozes, leguminosas, salsa, agrião e outras verduras verde-escuras (ricas em magnésio), e beba oito copos de água por dia.
Evite: bebidas gasosas e cafeína, que privam o organismo de minerais vitais, e o desidratam.

Caspa

Os flocos brancos que se acumulam no couro cabeludo podem ser causados pela infecção por fungos, deficiência de gorduras essenciais e de zinco, desequilíbrios hormonais.
Consuma: alho (antifúngico), peixes (ricos em zinco), espinafre, acelga, brócolis, soja, batata-doce, chicória, arroz integral, quinoa, cenoura, peixes oleosos, sementes e óleos de linhaça, girassol e abóbora (fontes de biotina, que interrompe o ciclo de reprodução dos fungos).
Evite: açúcar, álcool, carboidratos refinados, fermento e laticínios.

Celulite

Entre as causas estão a alimentação ruim, hereditariedade, má circulação sanguínea e desequilíbrio hormonal.
Consuma: hortaliças (couve, brócolis, repolho, couve-flor, folhas de mostarda, rabanete, rúcula e agrião), e frutas vermelhas (ricos em antioxidantes e de nutrientes que ajudam a combater os radicais livres).
Beba dois litros de água por dia.
Evite: cafeína e bebidas gasosas, bolos, biscoitos, carnes vermelhas e laticínios, açúcar, gorduras saturadas, alimentos refinados processados e sal.

Colesterol

Apesar de sua reputação, o colesterol é essencial para a saúde.
A meta é normalizar o equilíbrio entre o LDL (considerado ruim) e o HDL (bom).
Consuma: grãos integrais, frutas (em especial maçã), hortaliças, feijão-fradinho, leguminosas, azeite de oliva, alho, cebola, peixes, alcachofra, beterraba, cenoura, aveia, lentilha, amêndoas.
Evite: margarina, gordura aquecida, alimentos industrializados, azeite de dendê, frituras, açúcar, farinha, pão e massa branca, carnes gordurosas, álcool, café e bebidas gasosas.

Constipação

A dificuldade de evacuar é sinal de que a alimentação está inadequada: faltam fibras, exercícios físicos e há pouca ingestão de água. Consuma: comece o dia com uma vitamina de manga. Figos e ameixas secas deixadas de molho, linhaça moída, azeite de oliva, arroz integral, aveia, maçã, cenoura ou abóbora crua ralada e pinhão; couve-flor, repolho, verduras verde-escuras e um litro de água por dia. Evite: carne vermelha, gorduras saturadas, laticínios, condimentos, pimenta, açúcar e doces, chá e café.

Depressão

Causa falta de motivação, tristeza profunda, mudanças de humor, choro, baixa autoestima.
A alimentação ajuda, mas é preciso buscar auxílio profissional.
Consuma: banana, manga, arroz integral, quinoa, inhame e lentilha (contêm serotonina, que afeta a química cerebral e o humor); frango, peru, ovo, peixes, germe de trigo, abacate, castanha-do-pará, peixes e nozes (ricos em triptofano, estimula a produção de serotonina).
Evite: açúcar, álcool e cafeína, bebidas e refrigerantes diet.

Consulte seu médico para adequar essa dieta ao seu organismo e estilo de vida.

Fonte de referência: Revista Boa Forma






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