Boas Férias: Veja como está a saúde antes de viajar!

Publicou: Unknown às 01:00
Boas Férias: Veja como está a saúde antes de viajar!Nesta época do ano, muita gente se preocupa com preparativos de viagem e se esquece de consultar um médico para checar se a saúde está em dia. Problemas relacionados à pressão arterial são os mais comuns.

De acordo com o médico cardiologista Otávio Gebara, diretor clínico do Hospital Santa Paula, pressão baixa não é doença, mas muitas pessoas experimentam episódios de queda da pressão durante suas atividades diárias que podem ser sintomáticos. Em viagens a lugares quentes, como o litoral, esses episódios tendem a se intensificar.

Gebara diz que os indivíduos que têm hipertensão arterial (HAS) têm que tomar cuidado ao viajar nas temporadas de calor excessivo.

— O efeito dos medicamentos para baixar a pressão vai se somar ao efeito hipotensor da temperatura elevada. Além disso, o paciente em uso desses remédios perde o mecanismo regulatório da queda da pressão induzida pela temperatura, podendo experimentar episódios de pressão baixa com tontura, sensação de desmaio e zumbido. O melhor a fazer é evitar exposição prolongada ao sol e manter-se adequadamente hidratado.

Quando um paciente hipertenso viaja para lugares montanhosos o problema é outro, podendo apresentar mal-estar porque o ar rarefeito exige que o coração trabalhe mais para que a pessoa respire normalmente. Na opinião do cardiologista, além de eventualmente ajustar a dosagem do remédio para pressão alta, o paciente hipertenso que passa férias na praia ou nas montanhas também é aconselhado a fazer uma dieta restritiva de sal, evitar frituras e álcool, e se expor moderadamente ao sol.

Mais cuidados nas alturas

Viagens de avião também podem levar a manifestações como indisposições, enjoos e dor de cabeça.

— Apesar de os aviões serem pressurizados, é comum o hipertenso sentir uma sensação estranha nos ouvidos e certa tontura ou falta de ar enquanto a aeronave está ganhando altitude. Nesses casos, é importante que a pessoa dê preferência a comidas leves e ingira muita água — recomenda o doutor Otávio Gebara.


Fonte: Zero Hora

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito importante.

 

Saudável e Bela Copyright © 2012 Design by Cecilia Parente inspirado em Vinte e poucos