Aproveite as férias em boa forma e com muita saúde

Publicou: Marcia Parente às 01:00
Aproveite as férias em boa forma e com muita saúdeFinalmente as férias estão chegando. Todos fazem seus planos de descanso e turismo. O fato importante para todos é que nessa época podemos dar mais atenção a nós mesmos. Isso significa utilizar nosso corpo para fazer deslocamentos em viagens de turismo podendo conhecer com mais detalhes novas regiões e cidades.

Nas viagens de descanso muitos se perguntam: vou engordar? E a resposta é: depende! Para isso alguns cuidados merecem ser tomados. Quando fazemos uma viagem de descanso normalmente nossa rotina é de leitura de um livro e várias liberdades alimentares que fogem do nosso habitual. A equação é simples. Reduzimos o gasto e elevamos o consumo calórico, assim o balanço é sobra de energia, ou seja, engordar! Algumas pequenas atitudes podem fazer a diferença.

Tenha um dia mais ativo, faça diferentes atividades como jogar frescobol (alguns chamam de raquetinha), aprenda uma atividade nova como o surf para aqueles que irão para a praia, caminhe etc. eleja todo dia uma atividade diferente e prazerosa. Essas atitudes, além de promover o gasto energético maior do que se você ficasse em repouso, garantem ganhos de capacidade de oxidação de gordura (queima de gordura popularmente falando).

Para combinar faça escolhas menos gordas na alimentação. Algumas dicas podem ajudar muito. Carnes bovinas, frango, peixe e queijos são alimentos que muitos acreditam ser unicamente protéicos. Entretanto eles fornecem em média quarenta por cento em gordura. Isso não significa deixar de consumi-los, mas reduzir sua porção no prato e prepará-los de forma mais saborosa.

Para aqueles que não querem se preocupar com essa proporção e preparação, mas querem o resultado desse equilíbrio, algumas empresas de pratos congelados, garantem esse balanço. Assim é possivel optar pelo dia a dia das férias com uma alimentação mais equilibrada e saborosa sem precisar perder tempo com a preparação da refeição.

Aproveite também o verão para deixar de lado um pouco as barrinhas de cereais que tanto nos acompanham no intervalo das refeições no dia a dia. Não deixe de comer entre as refeições nas férias, mas troque as barras e biscoitos por picolés de fruta, ou água de coco, milho.

Desta forma você varia a alimentação e não fica com a sensação de que mesmo de férias não pode tomar um sorvete.Veja á seguir mais dicas para passar as férias em boa forma:

Ainda dá para emagrecer para o verão: Alimentos ricos em carboidratos, principalmente feitos com farinha de trigo refinada, devem ser substituídos por alimentos feitos com farinha integral (ex. pão integral, biscoito integral, bolo integral). E também, comer verduras e legumes aumenta a ingestão da fibras que auxilia no processo de saciedade


O melhor amigo do verão: os sucos de fruta, além de refrescarem, hidratam e fornecem muitos nutrientes ao organismo e precisam ser feitos a partir de frutas frescas. Nem pense em ao comprar os famosos (e adorados pelas crianças) sucos artificiais de pozinho, isso porque eles são ricos em calorias e contêm conservantes e corantes, que podem causar alergias, gastrite e até conter substâncias cancerígenas.


Você também pode desfrutar de algumas delícias do verão: feito à base de água, a melhor opção para quem segue uma dieta é o picolé de frutas. A variedade de sabores é bem vasta e as calorias são mais magras do que a versão à base de leite. Mas, atenção à quantidade, inclusive se o sorvete de massas for o escolhido. A quantidade vai depender da quantidade consumida durante o dia. O ideal é não exagerar em nada.


Modere nos petiscos: a água de coco tem fama de ser calórica e, na verdade, não é. O transtorno à dieta está relacionado ao exagero nas doses, ou ainda, à substituição da água mineral. Não faça a troca e limite-se a dois cocos por dia. Cada copo da bebida tem 45 calorias. E o amendoim, assim como castanha do pará, caju, nozes e outras oleaginosas, o petisco típico de verão é rico em gorduras. Tente, ao máximo, não passar o dia beliscando. Um punhado de amendoim, com 30 gramas, contém 90 calorias.

Fuja da Intoxicação alimentar no verão: Causada por bactérias, vírus e algumas toxinas, a intoxicação alimentar é mais comum nas altas temperaturas e pode ocorrer tanto no processo de produção quanto de manuseio dos produtos, provocando a deteriorização dos alimentos. As altas temperaturas e a falta de higiene durante o verão são as principais causas da contaminação e se não for tratada a tempo, esta infecção intestinal pode levar a morte

E lembre-se, prefira sempre uma alimentação mais leve. Além de ser menos perigosa para o organismo, te ajuda a manter o peso.

Fonte: Nutrilips, Jornal do Brasil

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