Manteiga ou margarina, qual é a melhor pra saúde?

Publicou: Unknown às 01:00
Manteiga ou margarina, qual é a melhor pra saúde?Que as duas são gordurosas e calóricas todo mundo sabe! Mas qual é melhor para a saúde? Como foi dito, ambas são calóricas e gordurosas, porém o tipo de gordura que compõe cada uma é diferente.

A manteiga por ser derivada do leite, apresenta-se como a nata do leite batida até se transformar em uma emulsão cremosa, portanto tem como tipo de gordura principal o colesterol, apresentando também a gordura saturada.

A margarina é rica em gordura trans e gordura saturada, pois é obtida através da hidrogenação de óleos vegetais. Além disso, ela também pode aumentar o colesterol ruim e diminuir o colesterol bom.

Outro fato que torna a manteiga melhor que a margarina é que a primeira é uma das poucas fontes de lipídeo rica em vitamina A. Portanto, sob o ponto de vista nutricional, a manteiga deve ser escolhida ao invés da margarina.

Mas atenção: nada de exageros. É sempre bom reduzir o consumo de gordura saturada e colesterol.

E o pãozinho com manteiga?
A nutricionista Ana Carolina Gagliardi, do Instituto do Coração, em São Paulo, descobriu que doses moderadas de manteiga e margarina não comprometem a saúde cardiovascular. Ela observou esse efeito em um grupo de 66 pessoas com síndrome metabólica, ou seja, conjunto de problemas como hipertensão, barriga avantajada e colesterol elevado.

Depois de 35 dias, não houve aumento de LDL, o colesterol ruim, nem de proteínas que indicam risco de infarto, revela a especialista. Apenas a margarina com fitoesteróis, moléculas gordurosas de origem vegetal, ajudou a reduzir o mau colesterol.

Quanto consumir (quantidade diária que não compromete a saúde)

Manteiga – 15 g (o equivalente a 1 colher de sopa)

Margarina com gordura trans – 18 g

Margarina sem gordura trans – 36 g

Margarina com fitoesterol – 30 g

Fonte:M de Mulher, Revista Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito importante.

 

Saudável e Bela Copyright © 2012 Design by Cecilia Parente inspirado em Vinte e poucos