Alimentação calórica pode alterar receptores cerebrais!

Publicou: Unknown às 11:45
fastfoodO consumo excessivo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar pode levar a alterações nos receptores cerebrais, de acordo com uma pesquisa feita pela Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins, EUA. A pesquisa poderia explicar o que leva alguns indivíduos a desenvolver a bulimia nervosa e outros transtornos alimentares.

Nicholas Bello e sua equipe observaram como hábitos de binge, consumindo comidas altamente calóricas em grandes quantidades em pequenos espaços de tempo, alteram os receptores opioides – responsáveis principalmente pela regulação da dor no organismo – e isso poderia desregular as áreas cerebrais relativas à regulação do apetite.

Os receptores opioides têm ação similar a outros mecanismos exógenos ao organismo, como a morfina, e estão presentes no organismo na forma natural. A alteração nos níveis desses receptores pode resultar em comportamentos eufóricos ou desequilíbrio na sensação de prazer.

O estudo indica que o consumo intenso de comidas que sensibilizam o paladar – ou seja, saborosas – podem alterar os opioides cerebrais e a constância disso pode levar a transtornos alimentares, indicando as possíveis bases biológicas desses transtornos.

“Os resultados sugerem que as mudanças na expressão do gene dos receptores opioides em determinadas áreas do cérebro podem ser ativadas durante uma refeição, por exemplo”, diz Bello. Assim sendo, embora multideterminados, os transtornos alimentares podem ter nas funções biológicas o seu gatilho acionado.

Fonte: Uol nutrição

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito importante.

 

Saudável e Bela Copyright © 2012 Design by Cecilia Parente inspirado em Vinte e poucos