Cirurgia bariátrica: Que dieta seguir?

Publicou: Unknown às 01:00
Como esse tipo de cirurgia diminui a capacidade do estômago, são necessários alguns cuidados com a alimentação. Veja as dicas da nutricionista Márcia Magalhães, do Hospital Santo Amaro, Salvador, BA

1. No primeiro dia depois da cirurgia é iniciada uma dieta líquida de 50 ml (2,5 copinhos, descartáveis, de café). Essa quantidade vai aumentando ao longo dos dias para 200 ml distribuídos em 6 refeições. Ela inclui chás, água-de-coco, isotônicos e sucos de laranja-lima e melancia.

2. A partir da segunda semana já é possível comer alimentos pastosos, como sopas, caldos e iogurtes, todos batidos no liqüidificador ou coados, para não prejudicar a cicatrização.

3. Depois da alta, além de comer menos, mastigue bem carnes, pães e frutas. Alguns alimentos podem ficar presos no anel de contenção (caso você tenha colocado um), o que provoca vômito.

4. Biscoitos recheados, doces, refrigerantes tradicionais e outros quitutes podem prejudicar a perda de peso até um ano depois da cirurgia.

5. Após a cirurgia, os níveis de alguns hormônios que causam a fome, como o grelina, diminuem. Já os que saciam, como o PYY, aumentam. Isso é ótimo para afinar, porque você não sente fome.

6. APÓS A ALTA, TRATE DE COMER POUCO, MAS BEM: O IDEAL É FAZER UMA ALIMENTAÇÃO RICA EM PROTEÍNAS, LEITE E DERIVADOS, VERDURAS E FRUTAS.

7. Com a liberação médica, cerca de 40 dias depois da cirurgia, você deve dar prioridade sempre a alimentos de qualidade: fazer uma dieta pobre em gorduras, principalmente as saturadas, e evitar os doces.

8. Cuidado com o álcool, quando tiver alta médica: ele pode causar náuseas, tontura e mal-estar.

9. É necessário repor por toda a vida algumas vitaminas e minerais. Isso porque, como a capacidade do estômago diminui, nem todos esses nutrientes são ingeridos de forma adequada na alimentação.

10. Como o estômago foi cortado, grampeado e suturado são necessários muitos cuidados até a sua total cicatrização. Mas, assim que o edema (acúmulo de líquidos) diminui, pode-se comer tudo, só que em quantidades menores, é claro!

11. Manter-se hidratado é importante, em todas as fases. No pós-operatório, tome água nos intervalos das refeições. Pode ser substituída por sucos, que além de hidratar aumentam a oferta de vitaminas.

Fonte: Revista Dieta Já!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Seu comentário é muito importante.

 

Saudável e Bela Copyright © 2012 Design by Cecilia Parente inspirado em Vinte e poucos