Nutrição infantil no verão

Publicou: Marcia Parente às 01:00
Veja o que seu filho deve comer em dias quentes de verão para curtir as férias com muita saúde e disposição.

Alimentação certa

Com o calor, a tendência é haver uma diminuição no apetite das crianças. Mas, como elas estão em fase de crescimento, não podem deixar de lado a hidratação e a reposição adequada de nutrientes. De acordo com Larissa Cohen, nutricionista do Espaço Stella Torreão (RJ), o ideal é consumir:

- Bebidas hidratantes: água, água de coco e sucos naturais devem ser ingeridos em intervalos curtos. Durante as brincadeiras, as crianças não sentem sede e precisam ser lembradas quanto ao consumo de líquidos. Atenção: alguns refrigerantes, chás gelados e chá mate não são indicados para a hidratação, pois possuem componentes diuréticos;

- Frutas: são alimentos ricos em água, vitaminas, minerais e fibras. Todas as frutas são indicadas, principalmente as da estação. O certo é consumi-las entre as grandes refeições. Para aquelas crianças que ainda não aprenderam a gostar de comer este alimento, a opção é oferecer picolés ou sorvetes de frutas, desde que não sejam feitos com leite, devido à gordura;

- Leite e derivados: são ricos em água, vitaminas e minerais, principalmente, cálcio. Iogurte é uma boa opção para o consumo de 2 a 3 vezes ao dia, por exemplo, no café da manhã, num lanchinho da tarde ou até mesmo perto da hora de ir dormir. Lembrando que é importante dar um intervalo de 2 horas após o almoço e o jantar para que o cálcio não interfira na absorção do ferro presente em alimentos consumidos durante estas refeições. Além dos iogurtes, os batidos de leite com frutas são muito nutritivos e podem ser acrescidos de aveia ou linhaça. Para aqueles que têm intolerância à lactose, sucos à base de soja (produtos enriquecidos com cálcio) ou até iogurtes de soja são alternativas;

- Verduras, legumes, carnes, arroz e feijão: essenciais para o crescimento, devem ser ingeridos ao menos uma vez ao dia, no almoço ou no jantar. Como nas férias predominam os lanches, estes devem ser oferecidos apenas uma vez ao dia, assim evita que a criança não realize uma refeição equilibrada. Opte por sanduíches coloridos, com verduras, legumes, queijo, blanquet de peru ou até mesmo hambúrguer caseiro.

Cuidado: Alimentos vendidos na praia devem ser evitados porque há grande risco de estarem contaminados e provocarem uma infecção intestinal, o que pode desencadear problemas graves como diarreias e vômitos, levando à desidratação. Prefira preparar os lanches em casa e transportá-los em bolsas e garrafas térmicas.

Fonte: Revista Viva Saúde



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